Estudantes e professores da Bahia celebram início do ano letivo e interagem em diferentes atividades do ensino remoto

Além do acolhimento das escolas, os estudantes estão recebendo as primeiras atividades impressas ou virtuais.
Além do acolhimento das escolas, os estudantes estão recebendo as primeiras atividades impressas ou virtuais.

Para os estudantes e professores da rede estadual de ensino, o início do ano letivo 2020/21, de forma 100% remota, em toda a Bahia, significou esperança, reencontro e novas possibilidades de aprendizado. Além do acolhimento das escolas, os estudantes estão recebendo as primeiras atividades impressas ou virtuais; se informam sobre as dinâmicas das aulas remotas e têm a oportunidade de tirar dúvidas e matar a saudade dos professores e colegas, mesmo que virtualmente.

Os estudantes Samuel Chagas e Rodrigo Macedo, ambos com 18 anos e do 3º ano, que atuam, respectivamente, como representante do Colegiado Escolar e líder de classe, no Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna, estão empolgados com o início do ano letivo e receberam atividades impressas da área de Linguagens. O material é composto por questões diagnósticas e sobre alguns conteúdos que serão trabalhados ao longo da semana, por meio de aulas remotas através de plataformas do Google, como Classroom e Meet.

Segundo Rodrigo, este momento de acolhimento é essencial. “Estamos aproveitando para tirar dúvidas dos demais estudantes sobre o ensino remoto e dando orientações, pois é muito importante que todos participem das aulas e atividades”, disse. Segundo Samuel, “iniciar o ano letivo é motivo de muita alegria, pois estamos muito empolgados com as aulas remotas, que é algo que começamos a vivenciar no ano passado”.

O professor de Língua Portuguesa do colégio, Marco Bispo Santos, já planejou as atividades da semana. “Nossos primeiros encontros são on-line, através do Google Meet, trabalhando textos de Augusto dos Anjos e Clarice Lispector, além do material que foi distribuído”. Já o professor Edvaldo de Jesus, que também leciona Língua Portuguesa, no Colégio Estadual Tereza da Conceição Menezes, em Salvador, falou do primeiro contato com os estudantes. “Tive um encontro virtual com os alunos através do Google Meet para tirar algumas dúvidas e já estou com os assuntos organizados para trabalhar com eles, com base nos Cadernos de Apoio à Aprendizagem”, afirmou.

A estudante Karla dos Santos, 15, que reside no povoado Buracão e faz o curso técnico em Administração no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Chapada Diamantina II, localizado em Morro do Chapéu, falou das primeiras atividades realizadas. “Gostei muito da interação, pois foi mostrada como vai ser a rotina de estudos remotos, tanto para quem tem internet, quanto para quem não tem”, comentou.

Quem também aproveitou foi a estudante Pâmela Luize Santos, 15, 1º, do Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador. “Tivemos um encontro on-line com os colegas e professores e tiramos dúvidas sobre a realização e entrega das atividades remotas e como vai funcionar o ano letivo e estou muito feliz com o retorno das nossas aulas”, disse a estudante, que também é líder de classe.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]