Estudantes da Bahia participam de concurso internacional de Matemática

Por causa da pandemia, a aplicação das provas será on-line, com acesso pela plataforma digital dos organizadores.
Por causa da pandemia, a aplicação das provas será on-line, com acesso pela plataforma digital dos organizadores.

Aberto a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional realizada pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF), em mais de 80 países. Estudantes do Colégio Cândido Portinari realizarão a prova quarta-feira (24/03/2021). Por causa da pandemia, a aplicação das provas será on-line, com acesso pela plataforma digital dos organizadores.

Professora de Matemática há mais de 20 anos no Portinari, Ynez Soledade, ressalta que, ao participar de concursos como este, o estudante trabalha habilidades de raciocínio lógico que são essenciais para a sua aprendizagem em qualquer área do conhecimento. “As provas do Concurso Canguru são ideais para todos os alunos, os que já são ‘cobra’ e aqueles que querem desenvolver tais habilidades. Todos podem e devem experienciar, não se tem nada a perder! Só lucro no final desta maravilhosa jornada que envolve estudos e treinos também”, avalia, Ynez. Entusiasta de ações como esta, ela e uma equipe de professores promovem há seis anos uma maratona de aprendizagens matemáticas para todos os alunos do Ensino Fundamental, no Portinari. “O intuito é sanar dificuldades, ampliar e estimular os estudos da Matemática escolar”, explica Ynez.

Segundo os organizadores da Canguru, somente em uma das edições anteriores no Brasil, foram mais de 2.500 escolas e cerca de 500 mil alunos inscritos. Com a edição adaptada para atender a este momento de atividades remotas, mudaram também as regras de premiação. Os organizadores do Concurso irão destacar 10% dos melhores alunos de cada colégio, ou seja, os alunos estão concorrendo internamente e não mais com o total de outros lugares.

Como surgiu o Concurso Canguru de Matemática?

Um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, Peter O’Halloran elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente, no início dos anos 80. Em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”, dando origem ao concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org).  Anualmente, um seleto grupo de professores do mundo da Matemática se reúne para discutir o ensino da disciplina e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112748 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]