Em carta aberta, Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana pede intervenção do Governo Colbert Martins no Terminal Central

Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana está solicitando através de carta aberta solução de graves problemas no Terminal Central relativos ao transporte coletivo, principalmente a superlotação nos ônibus que saem do equipamento em direção aos bairros.
Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana está solicitando através de carta aberta solução de graves problemas no Terminal Central relativos ao transporte coletivo, principalmente a superlotação nos ônibus que saem do equipamento em direção aos bairros.

A Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana está solicitando através de carta aberta e em caráter de urgência, ao prefeito Colbert Martins Filho, solução de graves problemas no Terminal Central relativos ao transporte coletivo, principalmente a superlotação nos ônibus que saem do equipamento em direção aos bairros.

Os integrantes do órgão legislativo visitaram a estação na última sexta-feira (12/03/2021). Para a comissão, é necessária uma intervenção da administração municipal, pois as medidas preventivas de combate à covid-19 não estão sendo adotadas corretamente pela gestão do terminal, diante da “visível aglomeração (de passageiros)”, causando sério risco à proliferação do coronavírus.

O presidente da comissão, vereador Emerson Minho (Democracia Cristã), o vice Luiz da Feira (PROS) e o membro Paulão do Caldeirão (PSC) detectaram, durante a visita, que o terminal encontra-se em “situação gravíssima e muito preocupante”, pois os ônibus estão superlotados, as filas são imensas e as pessoas ficam muito próximas umas das outras. Detectou-se ainda a falta de equipamentos para aferição de temperatura, bem como a disponibilização de álcool em gel 70% antisséptico e o uso de fitas adesivas no solo e nas cadeiras ali fixadas, com o intuito de restringir a aproximação das pessoas, ações estas que são importantíssimas para o efetivo distanciamento entre os usuários e, consequentemente, o combate à doença.

Na carta aberta, a comissão também pontua que a frota de ônibus é insuficiente para a quantidade de usuários, especialmente nos horários de pico. Para os vereadores, a falta de fiscais da prefeitura no local incide em um fato grave, pois “foi verificado que possivelmente os motoristas são orientados a partirem para o destino quando os veículos estão superlotados, ocasionando, assim, risco iminente de contaminação em massa devido ao evidente descaso”.

Vereador aguarda resposta do MP a representação e diz que ônibus superlotado “não tem distanciamento”

“No ônibus superlotado não existe distanciamento entre as pessoas uma das principais recomendações dos especialistas”, alerta o vereador Professor Ivamberg (PT), que protocolou recentemente, no Ministério Público Estadual, uma representação pedindo ao órgão para acionar a Prefeitura de Feira de Santana no Judiciário com o objetivo de determinar o retorno de 100% da frota das empresas responsáveis pelo transporte urbano. Ele aguarda com expectativa pela interferência da Promotoria em um fator “de natureza gravíssima” que contribui para a disseminação da Covid-19 no município: “testemunhamos esse problema todos os dias, principalmente nos horários de pico, devido a uma drástica redução da frota anunciada pelo próprio Governo e que já devia ter sido revertida desde a retomada das atividades econômicas”.

O petista observa que a situação vem sendo denunciada pela comunidade com vários vídeos nas redes sociais, que não deixam dúvida quanto à ameaça. O prefeito Colbert Martins Filho, segundo Ivamberg, informou ao programa “Acorda Cidade”, esta semana, ter sido contatado pelo promotor Aldo Rodrigues, que solicitou uma reunião ao chefe do Poder Executivo para tratar da questão. “Não podemos ficar de olhos fechados a um quadro de tamanha gravidade. É importante lembrar que estamos com nada menos que quatro variantes do vírus no nosso município”, adverte.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.