
O presidente estadunidense Joe Biden anunciou nesta quinta-feira (25/03/2021) que dobraria sua meta de vacinação contra a Covid-19 para os primeiros 100 dias de seu governo durante sua primeira entrevista coletiva na Casa Branca. Biden considerou ainda concorrer à sua sucessão, em 2024, e também detalhou sua posição sobre o fluxo de migrantes na fronteira sul dos Estados Unidos.
A Covid-19 foi a prioridade máxima e o tema inicial abordado por Joe Biden em sua primeira entrevista coletiva desde sua chegada à Casa Branca, há 58 dias. “Estou aqui para consertar as coisas”, disse o presidente norte-americano. No dia seguinte à sua eleição, ele prometeu 100 milhões de injeções nos primeiros 100 dias no cargo. A meta já foi quase alcançada.
Então, Biden determinou uma nova meta: 200 milhões de doses de vacina durante seus primeiros 100 dias no cargo, e a esperança de reabrir todas as escolas até então.
Mas os jornalistas lhe perguntaram sobretudo sobre a crise migratória na fronteira mexicana: os centros de detenção estão superlotados, principalmente com menores migrantes. Nesta semana, imagens de crianças trancadas dormindo em colchões vazaram para a imprensa, relembrando os anos de Trump.
Biden colocou a situação em perspectiva, e ainda se recusa a falar em crise nesse período. “Acontece todos os anos”, disse ele.
Quando questionado por um repórter se o afluxo de migrantes foi causado por seus anúncios de regularizações em massa, Biden se recusou a assumir a responsabilidade pela onda de migrantes. “Eles não vêm aqui porque me acham um cara legal”, disse ele. “Não é bem assim.”
Candidato em 2024?
Sobre sua candidatura para a próxima eleição presidencial em 2024, a resposta é sim, diz Biden. “Pretendo me candidatar à reeleição em 2024. Mas cuidado, este também não é um anúncio oficial de candidatura”, declarou durante a coletiva.
“Eu espero”, Biden diz incerto, “mas não estou acostumado a prever as coisas com 3 ou 4 anos de antecedência”. Biden teria então mais de 80 anos. E se ele se apresentar para uma eventual reeleição, será sempre com a vice-presidente Kamala Harris ao seu lado. “Ela está fazendo um ótimo trabalho, ela é uma ótima parceira”, atestou Biden.
*Com informações da RFI.