Educadores celebram planejamento para o ensino remoto realizado durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire

Encontro virtual da Jornada Pedagógica Paulo Freire prepara educadores para início do ano letivo.
Encontro virtual da Jornada Pedagógica Paulo Freire prepara educadores para início do ano letivo.

O ensino remoto na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (15/03/2015) e os educadores celebraram, nesta sexta-feira (12), o planejamento coletivo realizado, durante a semana, na Jornada Pedagógica Paulo Freire, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Neste último dia de atividades, o tema abordado foi “O cuidado consigo e com o outro, dentro e fora da escola – Escolas Seguras”. A programação ainda contou com as oficinas “Protocolos sanitários no contexto remoto e híbrido” e “Atuação do Comitê Gestor”.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fez um balanço da jornada pedagógica. “Esta foi uma jornada especial, quando reverenciamos a vida e obra de Paulo Freire; celebramos o Dia da Mulher; e foi especial também por ter sido tão acolhedora nesta época de pandemia. Foi um grande movimento que nós fizemos e a simbologia aconteceu na jornada e na pré-jornada, ou seja, nessas duas últimas semanas. Quero abraçar todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e nossas equipes que estão suando e batalhando para a gente poder enfrentar os desafios, assim como todas as escolas da rede”, ressaltou.

A sanitarista da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Cláudia Lima, juntamente com a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, abordou sobre o projeto Escolas Seguras, que será realizado em parceria com a SEC. Já o professor Naomar Almeida Filho, que atua na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade de São Paulo (USP), abordou o tema “Pandemia da Covid-19 – Panorama da saúde, cuidado e prevenção na Educação”.

A professora Mari Lima, que leciona Língua Portuguesa no Colégio Estadual Alberto Silva, em Simões Filho, acompanhou todos os dias da jornada e falou sobre o significado deste momento para os educadores. “Como ação educativa, percebi a responsabilidade gestora da SEC ao pensar o evento em dois formatos: Pré-jornada e jornada. Na pré-jornada, os princípios da educação democrática foram arrolados para agregar discursos sobre sujeitos, território e recursos pedagógicos necessários ao ensino remoto. Como ação dialógica, a jornada significou, em essência, um trabalho em Educação: uma rede de apoio. Parabenizo a SEC por se fazer e se mostrar Paulo Freire no ato educativo”, afirmou.

A Jornada Pedagógica Paulo Freire foi transmitida nos canais TV Educa Bahia e YouTube Educação Bahia. Todas as lives temáticas podem ser conferidas no endereço https://bit.ly/3td56Lf. Nesta sexta, as atividades foram mediadas pelo subsecretário da Educação, Danilo Souza. Também participaram do encontro de encerramento o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif; a diretora presidente pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), Elisabete Monteiro; a oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Julia Ribeiro; e o representante dos estudantes na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Iago Alves.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112763 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]