Eduardo Moscovis e Ana Lúcia Torre fazem apresentação única e online do espetáculo ‘Norma’

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cena do espetáculo 'Norma'.
Cena do espetáculo 'Norma'.

Criado em 2002 e ficando em cartaz até 2006, o espetáculo Norma retorna agora depois de 15 anos em uma versão digital especialmente para integrar o Catálogo Brasileiro de Teatro Online, #TudoQueVocêQuerVerNaWeb. Abrindo a programação deste final de semana do projeto, a peça mostra o encontro entre Norma, uma mulher reprimida e conservadora que acaba de chegar ao novo apartamento, e Renato, homossexual solitário, antigo inquilino do imóvel.

Escrito por Dora Castellar e Tônio Carvalho, que também assina a direção, a montagem é estrelada por Eduardo Moscovis e Ana Lucia Torre. Os dois dão vida aos vizinhos que, em meio às diferenças, compartilham sentimentos como perda, abandono e reconciliação. Tônio Carvalho explica que o espetáculo nasceu de um engano, ao ligar para um número errado e se surpreender com a amargura da mulher do outro lado da linha.

No ano passado, diante da impossibilidade de contato e o convívio social, por conta da pandemia, Norma voltou à cena pela universalidade inerente ao seu tema, trazendo para o público uma mensagem positiva e atual sobre a necessidade de romper padrões de comportamentos.  Dessa vez, a quase vinte anos depois da estreia, Norma será exibida nesta sexta-feira (05/02/2021), em formato online.

Já no sábado (06), será a vez de conhecer um amor marcado por narrativas afetivas e afirmativas do artista, desde ex-namorados, paqueras e “crushs”, até amigos e familiares. Em #comprovendotrocoamor tudo é exposto para compra, venda e troca – marcadores de pontos de vista que compõem a obra de ficção-biográfica, num misto de teatro, performance, música e audiovisual.

Sob as câmeras, essas histórias são atravessadas por canções e questionamentos evocados por fragmentos pessoais escritos em cartas, mensagens de whatsapp, depoimentos em vídeo e encontros de corpos e afetos transitando entre músicas autorais e composições da música popular brasileira que evidenciam o amor. Nomes como Gal Costa, Milton Nascimento, Djavan e Alcione, são revisitados assim como vozes da cena mais contemporânea, a exemplo de Silva, Mahmundi, Lagum, Liniker e 5 a seco.

E os amantes da poesia poderão confirmar o papel que esta forma artística tem na vida das pessoas. Está Tudo Treta e a Poesia Rege é um depoimento de uma companhia de teatro sobre os dias atuais – a vida presente, os homens e mulheres desse estranho momento da história humana. Na narrativa, que será exibida no domingo (07), serão discutidos as potências e os limites das artes em tempos em que a morte assume o protagonismo.

As exibições serão às 20 horas, no canal da Fred Soares Produções, no youtube.

O Catálogo Brasileiro de Teatro é uma realização da Fred Soares Produções e sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Agenda

O quê: Norma

Quando: 5 de março, às 20 horas

Ficha Técnica – Norma

Elenco: Ana Lúcia Torre e Eduardo Moscovis

Texto: Dora Castellar e Tônio Carvalho

Direção: Tônio Carvalho

Cenário e figurino: Gilberto Gawrosnki

Designer de luz: Paulo César Medeiros

Direção musical: Mário Avellar

Coordenação técnica: Norma Crespo

Produção executiva: Edgard Jordão

Realização: Eduardo Moscovis

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113745 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]