Edd Bala lança clipe da Canção Baião pra Oxóssi; Projeto áudio visual apresenta música popular nordestina numa reverência ao sincretismo religioso

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Composta por Chico Sá e Edd Bala, a música conta com o ritmo do autentico forró e em sua letra faz referência a um dos orixás mais cultuados pelos baianos.
Composta por Chico Sá e Edd Bala, a música conta com o ritmo do autentico forró e em sua letra faz referência a um dos orixás mais cultuados pelos baianos.

Duas fortes tradições da Bahia se unem em uma canção. Baião pra Oxóssi. Composta por Chico Sá e Edd Bala, a música conta com o ritmo do autentico forró e em sua letra faz referência a um dos orixás mais cultuados pelos baianos. A produção ganhou clipe que será lançado no próximo dia 4 de março em todas as plataformas digitais.

Com imagens gravadas em uma reserva da Mata Atlântica, em Lauro de Freitas (Quingoma), na feira de Sete Portas e em centros urbanos de Salvador, o clipe da Canção Baião pra Oxóssi retrata duas paixões do baiano, o forró e as religiões de matrizes africanas. Gravado em FULLHD com o auxílio de três câmeras e um drone, as filmagens foram feitas pela produtora Harpia Filmes.

Na música, os compositores festejam o trabalhador. Com trechos como “Quando o dia vem; Vem me levantar; Peço a Oxóssi pra dar; Paz e saúde em minha vida” o clipe mostra a lida de um barraqueiro que ganha a vida com a venda de folhas, plantas medicinais e elementos usados para banhos e outras simpatias tornando a caminhada mais leve da carga do diaa dia. Entre uma cena do ator e outra, Edd Bala aparece vestido de cangaceiro cantando.

“Este clipe tem o objetivo de valorizar as culturas sertanejas e de religiões de matrizes africanas, irá propagar o forro, ritmos tão apreciados por baianos e turistas, além de enaltecer as religiões de matrizes africanas”, disse o cantor.

A direção é de César Pires e Og Cerqueira (este último assina também a montagem e finalização), fotografia de César Pires, figurino e cenário de Luiz Cláudio de Vasconcellos. Clóvis Oliveiras foi o ator convidado para o projeto.

Com sua irreverência e criatividade, marcas dos cerca de 30 anos de carreira, Edd Bala apresenta sua versão do forró e do culto aos orixás. Como cantor, o também ator (1992 Ufba – Diversos espetáculos e peças teatrais, além de inúmeras Comercias de televisão e produção áudio visual) e apresentador nos programas de TV, começou a cantar em 2002, nos projetos que agitavam as praças do Pelourinho e logo em seguida nos bares da cidade, empresas, Condomínios além de shows nas principais durante o período junino e posteriormente também no Carnaval da Bahia.

Na TV ou pela interpretação das canções que apresenta nos palcos e seu projeto tem como base a música popular nordestina com toques de inovação principalmente por sua comunicação com o público. Unindo sanfona, triângulo e zabumba à guitarra, ao baixo e a percussão, Edd Bala, mantem viva a rica música popular. Neste trabalho pretende enaltecer o ritmo e propagar o culto ao orixá.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123342 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.