Edd Bala lança clipe da Canção Baião pra Oxóssi; Projeto áudio visual apresenta música popular nordestina numa reverência ao sincretismo religioso

Composta por Chico Sá e Edd Bala, a música conta com o ritmo do autentico forró e em sua letra faz referência a um dos orixás mais cultuados pelos baianos.
Composta por Chico Sá e Edd Bala, a música conta com o ritmo do autentico forró e em sua letra faz referência a um dos orixás mais cultuados pelos baianos.

Duas fortes tradições da Bahia se unem em uma canção. Baião pra Oxóssi. Composta por Chico Sá e Edd Bala, a música conta com o ritmo do autentico forró e em sua letra faz referência a um dos orixás mais cultuados pelos baianos. A produção ganhou clipe que será lançado no próximo dia 4 de março em todas as plataformas digitais.

Com imagens gravadas em uma reserva da Mata Atlântica, em Lauro de Freitas (Quingoma), na feira de Sete Portas e em centros urbanos de Salvador, o clipe da Canção Baião pra Oxóssi retrata duas paixões do baiano, o forró e as religiões de matrizes africanas. Gravado em FULLHD com o auxílio de três câmeras e um drone, as filmagens foram feitas pela produtora Harpia Filmes.

Na música, os compositores festejam o trabalhador. Com trechos como “Quando o dia vem; Vem me levantar; Peço a Oxóssi pra dar; Paz e saúde em minha vida” o clipe mostra a lida de um barraqueiro que ganha a vida com a venda de folhas, plantas medicinais e elementos usados para banhos e outras simpatias tornando a caminhada mais leve da carga do diaa dia. Entre uma cena do ator e outra, Edd Bala aparece vestido de cangaceiro cantando.

“Este clipe tem o objetivo de valorizar as culturas sertanejas e de religiões de matrizes africanas, irá propagar o forro, ritmos tão apreciados por baianos e turistas, além de enaltecer as religiões de matrizes africanas”, disse o cantor.

A direção é de César Pires e Og Cerqueira (este último assina também a montagem e finalização), fotografia de César Pires, figurino e cenário de Luiz Cláudio de Vasconcellos. Clóvis Oliveiras foi o ator convidado para o projeto.

Com sua irreverência e criatividade, marcas dos cerca de 30 anos de carreira, Edd Bala apresenta sua versão do forró e do culto aos orixás. Como cantor, o também ator (1992 Ufba – Diversos espetáculos e peças teatrais, além de inúmeras Comercias de televisão e produção áudio visual) e apresentador nos programas de TV, começou a cantar em 2002, nos projetos que agitavam as praças do Pelourinho e logo em seguida nos bares da cidade, empresas, Condomínios além de shows nas principais durante o período junino e posteriormente também no Carnaval da Bahia.

Na TV ou pela interpretação das canções que apresenta nos palcos e seu projeto tem como base a música popular nordestina com toques de inovação principalmente por sua comunicação com o público. Unindo sanfona, triângulo e zabumba à guitarra, ao baixo e a percussão, Edd Bala, mantem viva a rica música popular. Neste trabalho pretende enaltecer o ritmo e propagar o culto ao orixá.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]