Deputado Robinson Almeida aplaude governador Rui Costa por compra da vacina Sputnik V; Atuação do governador da Bahia garante 37 milhões de doses ao Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputado Robinson Almeida destaca atuação do governador Rui Costa na compra de vacinas.
Deputado Robinson Almeida destaca atuação do governador Rui Costa na compra de vacinas.

O vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Robinson Almeida (PT/BA), registrou, na sessão remota desta segunda-feira (15), uma moção de aplausos ao governador Rui Costa, por assegurar, ao lado dos governadores do Nordeste, a aquisição de 37 milhões de dose da vacina da Rússia, Sputnik V e preservar o Plano Nacional de Imunização. O imunizante comprado pelos estados nordestinos, num acordo com o Fundo Soberano Russo, será distribuído para todo Brasil até julho, garantindo a vacinação de 18,5 milhoes de brasileiros. Hoje à tarde, também numa reunião remota com o Fundo Soberano Russo, o governador Rui Costa e o presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí Wellington Dias, celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril. Robinson salienta que a Bahia e o Nordeste brasileiro estão dando uma contribuição “inestimável” pra superação da pandemia em nosso país, fazendo o que o Governo Federal não fez.

“Parabenizo ao governador Rui Costa e estendo os parabéns a todos os governadores do Nordeste por compreender a gravidade do momento, por estender essa vacina para todo povo brasileiro e fazer o que o ministério da saúde e o desgoverno Bolsonaro não tem feito que é trabalhar, atuar para viabilizar a compra de vacinas pra proteger o Brasil e salvar vidas brasileiras. Só vamos superar a crise sanitária e minimizar seus efeitos na vida das pessoas e na economia quando tivermos 60 ou 70% da população vacinada. E o governador Rui Costa tomou uma atitude digna de um estadista, de alguém que olha o Brasil, de alguém que tem o compromisso maior com a vida das pessoas. Atitude digna de aplausos”, afirmou o deputado.

Ainda na sessão extraordinária virtual, o parlamentar recordou que em janeiro o Governo da Bahia entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o estado pudesse fazer a compra direta da vacina russa Sputnik V. Ele também criticou, no pronunciamento, a “paralisia” e falta de planejamento do Governo Federal, que deixou Estados e Municípios à própria sorte na crise sanitária.

“O governador é um obstinado em superar os problemas da pandemia, ele já vem há meses lutando para que o Supremo Tribunal Federal autorizasse a compra da vacina Sputnik V, fez os contatos pra poder garantir que quando a lei autorizasse os Estados pudessem comprar diretamente junto ao fornecedor internacional. Diferente da falta de planejamento, da falta de preparação do Brasil pra pandemia, o governador Rui Costa deu o exemplo em todos os capítulos referentes às atitudes para controlar a evolução dessa terrível crise sanitária”, concluiu Robinson.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113573 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]