Cremeb apela para que população siga as medidas sanitárias de controle da pandemia da Covid-19

População deve adotar medidas sanitárias como forma de conter expansão da pandemia da Covid-19.
População deve adotar medidas sanitárias como forma de conter expansão da pandemia da Covid-19.

Em nota enviada nesta quinta-feira (04/03/2021) ao Jornal Grande Bahia (JGB), o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) apelou à população para que siga as medidas sanitárias de controle da pandemia da Covid-19 e relembrou seis medidas que devem ser observadas pelos membros da comunidade.

Confira teor da nota ‘Covid-19: aos médicos e à população’

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vem a público lamentar as quase 260 mil mortes ocorridas no Brasil e se solidarizar com todos que perderam seus entes queridos. Vem também manifestar, diante do quadro de escalada do número de casos e óbitos – que revelam um claro descontrole da pandemia de Covid-19 -, a sua preocupação e conclamar os governos, a população e os médicos a unirem esforços para fazer frente a esta calamitosa realidade. Que por todos os meios se busque multiplicar a oferta de vacinas em quantidade suficiente para vacinar a maior parte da população no mais curto espaço de tempo.

Esperamos, também, enquanto a vacinação massiva não se concretiza, que os entes governamentais se unam em esforços coordenados para fornecer a infraestrutura adequada ao trabalho dos profissionais de saúde, aumento do número de leitos e equipes, condições dignas de trabalho e reconhecimento das necessidades de remuneração adequada e justa dos profissionais de saúde. Os médicos e os demais profissionais de saúde precisam de segurança para trabalhar e salvar vidas!

É imperativo que todos, sem exceção, contribuam para diminuir a circulação do vírus com as ações já por demais conhecidas, mas frequentemente descumpridas por grande parte das pessoas, o que tem facilitado a proliferação da doença, propiciando o surgimento de variedades mutantes do coronavírus com aumento da sua transmissão e letalidade. Todos devem ajudar com as medidas que visam, inclusive, diminuir a sobrecarga das equipes de saúde, que já estão no limite da exaustão:

1. Use máscara adequadamente (cobrindo a boca e o nariz) sempre que precisar sair a espaços públicos ou fora do ambiente doméstico;

2. Lave constantemente as mãos com água e sabão ou faça higienização com álcool a 70%;

3. Ao entrar em estabelecimentos comerciais ou tocar em superfícies onde outras pessoas utilizaram, use o álcool em gel;

4. Evite aglomerações e guarde o distanciamento social;

5. Ao sentir sintomas – ainda que pareçam gripais – procure o atendimento médico público ou privado disponível;

6. Não se automedique.

O Cremeb está atento ao grande sacrifício e ao trabalho extenuante a que os médicos têm sido submetidos após mais de um ano de pandemia. Estamos atentos e solidários com os colegas que estão expostos à doença e com a sua sanidade. Já há dezenas de mortos entre os médicos da Bahia e já vai a centenas em todo o Brasil – o que tem trazido enorme sofrimento às suas famílias e a nós, seus colegas, pelas perdas dolorosas.

Insistimos que os médicos nos tragam, por quaisquer meios de comunicação, as suas dificuldades no local de trabalho, para que envidemos todos os esforços de modo que possam trabalhar em condições dignas para si e para os pacientes.

O Cremeb parabeniza a todos os médicos da Bahia pela demonstração de amor a profissão, compromisso com a ciência, compassividade com os pacientes e prática ética na sua exaustiva jornada contra a pandemia e na defesa do bem maior que é a vida.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]