Bamin iniciou produção na mina de minério de ferro; Expectativa de produção é de 2 milhões de toneladas por ano

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Prospecção de minério de ferro avança no oeste da Bahia.
Prospecção de minério de ferro avança no oeste da Bahia.

A mineradora brasileira Bahia Mineração (BAMIN) , subsidiária da Eurasian Resources Group do Cazaquistão, iniciou a produção em uma mina no nordeste do Brasil com produção prevista de 1 milhão de toneladas de minério de ferro em 2021, disse seu presidente-executivo no dia 2 de fevereiro de 2021.

A Bahia Mineração planeja dobrar a produção da mina Pedra de Ferro, no estado da Bahia, para 2 milhões de toneladas de minério de ferro até o próximo ano, disse o CEO Eduardo Ledsham em uma entrevista.

A mina embarcou sua primeira carga de minério em janeiro de 2021, com vendas no primeiro trimestre apenas para o mercado doméstico, disse Ledsham. Os embarques estrangeiros devem começar em abril, disse ele.

A empresa planeja investir 4 bilhões de reais (US $ 746,41 milhões) para aumentar a capacidade de produção anual para 18 milhões de toneladas em cinco anos, disse ele.

“Vejo que estamos entrando em um novo ciclo de alto minério de ferro”, disse Ledsham sobre a demanda pelo metal, principalmente da China.

Como parte dessa expansão de capacidade planejada, a empresa contará com o primeiro trecho da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol), que ainda não entrou em operação. Em 8 de abril, o governo planeja leiloar uma concessão de 35 anos para operar a ferrovia que se conecta ao litoral.

Ledsham disse que a Bahia Mineração planeja participar do leilão em parceria com outros investidores, mas não deu mais detalhes.

A Fiol fará a conexão a um porto na cidade costeira de Ilhéus que está sendo construído e será operado em conjunto pela Bahia Mineração e o governo do estado da Bahia.

Os embarques iniciais de minério de ferro estão sendo feitos por frete rodoviário.

A mina Pedra de Ferro tem reservas de 550 milhões de toneladas de minério, cerca de um terço da qual é hematita que contém cerca de 65% de teor de ferro. ($ 1 = 5,3590 reais) (Reportagem de Marta Nogueira Escrita de Jake Spring; Edição de Richard Chang).

*Com informações de Marta Nogueira, da Agência Reuters.

Sobre Carlos Augusto 9669 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).