André Mendonça toma posse no cargo de advogado-geral da União; Representação na PGR pretende responsabilizar por abuso na utilização da Lei de Segurança Nacional

Extremista do fundamentalismo bolsonarista André Luiz de Almeida Mendonça,
Extremista do fundamentalismo bolsonarista André Luiz de Almeida Mendonça,

O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, tomou posse nesta terça-feira (30/03/2021) no cargo. Um ano após assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mendonça retorna ao posto, cuja principal função é representar juridicamente o governo federal nos tribunais.

Durante a primeira passagem pela AGU, Mendonça participou de grandes julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a prisão de condenados pela segunda instância da Justiça. O ministro também atuou na recuperação de R$ 7,5 bilhões aos cofres públicos por meio de acordos de leniência com empresas acusadas de desvios de recursos.

André Mendonça substitui o ex-advogado-geral da União José Levi Mello do Amaral Júnior, que entregou o cargo ontem (29) ao presidente Jair Bolsonaro.

Investigação federal

ao comandar o Ministério da Justiça, André Mendonça orientou a Polícia Federal (PF) a abrir inquéritos contra críticos do Desgoverno Bolsonaro com base na Lei de Segurança Nacional. Uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) objetiva responsabilizar o extremista pro Abuso de Autoridade no exercício do cargo, con fins persecutórios políticos e ideológicos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111062 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]