1.310 mulheres agendaram preventivo pela Campanha Março Lilás, diz SMS de Feira de Santana

Após os resultados, cada paciente será convocada para mais uma consulta, desta vez com a equipe de Enfermagem.
Após os resultados, cada paciente será convocada para mais uma consulta, desta vez com a equipe de Enfermagem.

Em apenas quatro dias, 1.310 mulheres agendaram exame preventivo, o Papanicolau, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) através da Campanha Março Lilás, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana (SMS).

Entre os agendamentos, 1050 agendamentos foram por telefone e mais 260 consultas via e-mail [email protected] Devido a pandemia, a Prefeitura de Feira viabilizou a marcação eletronicamente.

“As pacientes recebem lembretes no e-mail informando das consultas agendas e também sobre a necessidade do envio de RG, Cartão SUS e comprovante de residência”, explica Giberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS).

A campanha segue até o dia 26 com ações de combate e conscientização ao câncer do colo do útero, conhecido também como câncer cervical. “Realizamos triagem inicial e a paciente recebe a resposta imediata com data e horário da realização da consulta”, explica Kênia Lasse, coordenadora do CMPC.

Após os resultados, cada paciente será convocada para mais uma consulta, desta vez com a equipe de Enfermagem. “Para casos positivos e quando apresentar alterações nos exames, todas elas [pacientes] serão encaminhadas ao Ginecologista para tratamento”, pontua Kênia Lasse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110919 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]