Vacinação na Bahia e envio de projeto que transforma o Mais Estudo em lei são destaques do Papo Correria com governador Rui Costa

Governador Rui Costa comenta sobre Programa de Monitoria para estudantes da rede estadual de ensino.
Governador Rui Costa comenta sobre Programa de Monitoria para estudantes da rede estadual de ensino.

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia foi o assunto que dominou a primeira edição do Papo Correria de 2021, transmitida ao vivo pelas redes sociais do governador Rui Costa, no início da noite desta terça-feira (02/02/2021). Durante o programa, o gestor falou sobre a Sputnik V, vacina desenvolvida pela Rússia, que é objeto de uma ação ingressada pelo governo baiano no Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de viabilizar a compra direta de até 50 milhões de doses, que já integram um acordo de cooperação assinado entre o país e o Governo da Bahia.

Na manhã desta terça-feira (2), a revista científica The Lancet publicou um estudo que aponta, após análise preliminar dos dados de fase 3 dos testes, uma eficácia de 91,6% para a Sputnik V. “Temos contrato com a Rússia e há a possibilidade de produzir o imunizante no Brasil, sem demora. Então, não faz sentido o governo federal estar protelando a análise desta vacina. O que nós questionamos é a aberração de condicionar a vistoria dos documentos à realização de um estudo de caso no Brasil, o que demoraria, pelo menos, 90 dias. Nós não temos esse tempo”, alertou Rui.

A Bahia detém a segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 do país e está entre os estados que mais vacinaram, desde que as primeiras doses começaram a ser aplicadas no Brasil. Até o momento, chegaram ao território baiano 550 mil doses, sendo 431.200 mil da CoronaVac e 119.500 da Oxford/Astrazeneca.

Mais Estudo

Também durante o Papo Correria, Rui anunciou que o Mais Estudo – programa de monitoria estudantil do governo estadual que paga bolsas a alunos da rede pública com notas acima de 8 – deixará de ser piloto para se tornar lei, um programa de Estado.

“Até o final desta semana, vamos enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia o projeto. A ideia é que sejam dois jovens por turma, o que totaliza em média 52 mil monitores no estado, que vão, com certeza, nos ajudar a recuperar este tempo perdido e seguir melhorando os indicadores educacionais no nosso estado”, destacou o governador.

O objetivo da iniciativa é fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede estadual. Em 2019, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) selecionou, por meio do Mais Estudo, 10 mil alunos com bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, que ganharam uma bolsa de R$ 200 para ajudar os colegas com notas abaixo da média nessas disciplinas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]