SEC realiza encontro virtual de planejamento com as universidades estaduais da Bahia; Segurança sanitária da retomada das aulas 2021 foram debatidos

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues debateu, com representantes de universidades estaduais da Bahia, segurança sanitária da retomada das aulas 2021.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues debateu, com representantes de universidades estaduais da Bahia, segurança sanitária da retomada das aulas 2021.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta quinta-feira (25/02/2021), um encontro virtual com os reitores e representantes das quatro universidades estaduais públicas, mantidas pelo governo do Estado: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Esta foi a primeira reunião do ano e teve como objetivo avaliar o cenário e os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus à Educação e o planejamento das universidades.

O encontro  contou com a participação do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, que  falou da importância deste diálogo com os reitores das Universidades Estaduais Baianas (UEBAS). “Este encontro foi para discutirmos questões como o planejamento acadêmico, administrativo e financeiro das universidades, considerando a pandemia. É preciso reconhecer que não estamos sofrendo as ameaças que estão sofrendo as federais, com retiradas de recursos, corte de investimentos e que, apesar do cenário político nacional, precisamos fazer um plano para as universidades, para fortalecer as gestões dos reitores e, consequentemente, as próprias universidades”, afirmou”.

O reitor da UEFS, Evandro Nascimento, que é o presidente do Fórum das UEBAS, falou sobre o alinhamento com a SEC.  “Esta interlocução com a SEC era esperada e, apesar dos atropelamentos causados pela pandemia, conseguimos nos reunir com a Secretaria nesse processo de resolver questões voltadas a pessoal e esta pactuação entre as universidades e as secretarias do Estado é fundamental nesse processo de elaboração de um cronograma”.

O reitor da UESC, Alessandro Fernandes de Santana, destacou a importância da participação das universidades estaduais no pacto com os municípios, proposto pelo governo do Estado. “As universidades estão aqui para ser solidárias com a Secretária da Educação, junto aos municípios, que vão precisar muito no nosso apoio, especialmente neste retorno do ano letivo remoto. A presença da universidade estadual é muito importante nos municípios e, por isso, acredito que podemos participar do plano do governo do Estado não apenas como executor, mas de fato auxiliando nesse aspecto”.

O coordenador de programas e projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou os desdobramentos do encontro. “As universidades cumprem um papel fundamental no fortalecimento da Educação Básica. Além dos programas para a juventude do Governo do Estado, como o Mais Futuro, o Partiu Estágio e o Universidade para Todos, temos a formação de professores, cujo papel das UEBAS é fundamental. Encontros como estes são essenciais para o alinhamento das ações que vinculam a Educação Básica ao Ensino Superior”, afirmou.

O evento também contou com as participações do reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, e da pró-reitora da UNEB, Lídia Boaventura Pimenta, além do  assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins, entre outros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112722 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]