Salvador: Renata Sorrah e espetáculo ‘Pele Negra, Máscaras Brancas’ integram programação do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Elenco do espetáculo 'Pele Negra, Máscaras Brancas'.
Elenco do espetáculo 'Pele Negra, Máscaras Brancas'.

A mescla de textos das peças “Esta Criança”, “Krum” e “Preto” estarão presentes na apresentação de Renata Sorrah em companhia, que ocorre dia 27 de fevereiro de 2021, às 20 horas, pelo youtube do Catálogo Brasileiro de Teatro. Na peça, a atriz se une ao dramaturgo e diretor Marcio Abreu, que foi seu parceiro na construção desses textos. A obra se articula a partir da fala pública de uma mulher em sua casa, que na vivência da quarentena discute temas como isolamentos, lamentos, obscurantismos, nacionalismos crescentes, belicismos exacerbados, preconceitos e extremismos religiosos.

Além da obra de Renata, a Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também estará na programação deste final de semana do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro. Baseada na tese homônima do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon, a peça Pele Negra, Máscaras Brancas será exibida dia 26 de fevereiro, às 20h. O texto original é referência mundial para discussão sobre o racismo. Além deste, a obra dirigida por Onisajé – primeira mulher negra a dirigir uma montagem da Companhia, traz referências do livro ‘Os Condenados da Terra’.

Com dramaturgia de Aldri Anunciação, a obra trabalha o presente, passado e futuro para falar como o processo de colonização construiu sofrimentos psicológicos em corpos negros. O projeto Catálogo Brasileiro de Teatro, idealizado pela Fred Soares Produções desde 2000, é reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, que reúne artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2021, o evento traz ainda obras de Salvador e cidades do interior da Bahia.

O Catálogo Brasileiro de Teatro traz dois meses de projeto com exibições de espetáculos gratuitas, a partir do apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]