Salvador: Pedro Rosa apresenta show Origem no Enxurrada III

Com participação dos musicistas Elinaldo Nascimento, Irma Ferreira e Dainho Xequerê, apresentação retrata o corpo negro-indígena em diáspora.
Com participação dos musicistas Elinaldo Nascimento, Irma Ferreira e Dainho Xequerê, apresentação retrata o corpo negro-indígena em diáspora.

O intérprete-cantor Pedro Rosa Morais traz a ancestralidade negra através da música no dia 6 de fevereiro de 2021, a partir das 16 horas, no Enxurrada Casa Preta III, no show especial Origem, a ser transmitido ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook do Casarão. Gravado na sala Ivana Chastinet, da Casa Preta, o cantor convida o músico, compositor e multiinstrumentista Elinaldo Nascimento.

Dois artistas baianos, de gerações distintas, origens diferentes, mas que tem algo em comum: trazem as influências afrobrasileiras conectadas às reflexões sobre o corpo negro em diáspora. Nesse encontro celebrativo, Pedro e Elinaldo trazem composições autorais e de artistas como Mateus Aleluia, cantor da formação original do grupo Os Tincoãs, e Roberto Mendes (Yaya Massemba).

Em Origem, eles compartilham suas experiências musicais, entre falas, referências e o fortalecimento dos discursos ameríndios e de negritudes. Além dos artistas, o show conta com a participação do percussionista e Maestro da Orquestra de Berimbaus Afinados – OBADX, Dainho Xequerê, e da cantora Irma Ferreira, atriz principal da ópera Lídia de Oxum, em que interpreta a yalorixá conhecida por trazer solenemente os pontos e cantos dos orixás.

“Quando ouvi a música “Sinhá”, de Chico Buarque e João Bosco, fiquei muito mexido com as questões que ela fala. Do sofrimento dos nossos antepassados, do período da escravatura, de como nossos corpos foram trazidos para o Brasil, arrancados do seu lugar, o continente africano, e as consequências que vivenciamos disso até os dias atuais. Senti muita vontade de cantar ela em algum show futuro e quando fui convidado para participar do Enxurrada III, vi que era a hora”, afirma Pedro Rosa.

O Enxurrada Casa Preta III é financiado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira programação de Janeiro a Abril de 2021

6 de fevereiro – Pedro Rosa Morais

22 a 27 de fevereiro – Ocupação Slam das Minas

3 de março – PodCast 1 – gestão de espaços culturais alternativos com a participação de outras casas de cultura da cidade

10 de março – PodCast 2 – Debate com intelectuais acerca do racismo estrutural, religioso e ambiental

13 de março – Cabokaji e MC Coscarque

17 de março – PodCast 3 – Debate com intelectuais acerca do racismo estrutural religioso e ambiental

20 de março – Los Pesos

24 de março – PodCast 4 – Produção e Gestão Cultural: como montar um portfólio, realizar assessoria de si mesmo e/ou dividir as funções em trabalhos colaborativos

31 de março – PodCast 5 – Dimensões sensíveis do cotidiano na produção cultural: relações raciais, de gênero e sexualidades

3 de Abril – DJ Nay Kiesse e Cabôco Experiencia / MC Tipo A

7 de abril – PodCast 6 – Trabalho via apps, o dia na tela: posts, criações de conteúdo e edições de texto, redes sociais

10 de abril – Medeia Negra

14 de abril – PodCast 7 – Articulação: a importância de estar em canais de diálogo, grupos temáticos em redes sociais (o novo associativismo)

24 de abril – Coletivo das Liliths e MC Di Cerqueira

28 de abril – PodCast 8 – O espaço cultural no território: experiências de relações com as comunidades do entorno. Uma programação cultural de qualidade e diversificada, gratuita para o público adulto, jovem e infantil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]