Salvador: Espaço Pierre Verger recebe exposição em homenagem a Iemanjá

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Através das imagens, as fotógrafas Ana K, Marta Suzi, Nayara Rangel e Vânia Viana instigam o imaginário em torno da divindade africana yorubá, conhecida como Iemanjá.
Através das imagens, as fotógrafas Ana K, Marta Suzi, Nayara Rangel e Vânia Viana instigam o imaginário em torno da divindade africana yorubá, conhecida como Iemanjá.

A partir desta segunda-feira (01/02/2021), quem passar pelo Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana vai poder conferir uma exposição fotográfica em homenagem a Iemanjá. A mostra gratuita “Yê, Yê Omo Ejá – Mãe dos Filhos Peixe”, promovida pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), pode ser visitada até o dia 30 de março na Galeria Fragmentos, que fica localizado em frente ao Forte de Santa Maria, na Barra.

Através das imagens, as fotógrafas Ana K, Marta Suzi, Nayara Rangel e Vânia Viana instigam o imaginário em torno da divindade africana yorubá, conhecida como Iemanjá.  As fotos buscam identificar os significados a ela emprestados na Bahia, considerando a abrangência do mito entre devotos e não devotos das religiões afrobrasileiras, que acorrem ao mar em 2 de fevereiro para reverenciá-la.

A orixá é mais popular em festas públicas e desenvolveu profunda influência na cultura popular, como na música, literatura e na religião, considerada sereia dos mares nordestinos, a Mãe cujos filhos são peixes, e assim, protetora dos homens dos mares.

A coordenadora geral do espaço, Juciara Melo, ressalta que a mostra segue os protocolos sanitários de combate à Covid-19. “Como o espaço é bastante amplo, as pessoas podem circular sem muita proximidade umas das outras, junto às estruturas dos painéis fotográficos”, diz.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113568 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]