Projeto apoiado pela Lei Aldir Blanc apresenta espetáculo online com dançarinos do IFÁ

Coreografias da obra 'O Leque de Oxum'.
Coreografias da obra 'O Leque de Oxum'.

Para quem gosta de arte e aprecia um excelente espetáculo de dança, não pode perder de assistir, todos sábados do mês de fevereiro, no Canal do Youtube – IFÁ – Instituto de Formação em Arte -, às 16 horas, o projeto “Ojú Omin”, uma apresentação de quatro coreografias da obra “O Leque de Oxum”. A apresentação ocorrerá em quatro parques ambientais de Salvador, que tem bacias hidrográficas, sendo eles: Parque de Pituaçu, Parque São Bartolomeu, Dique do Tororó e Lagoa do Abaeté.

Cinco bailarinos da Cia de Dança Robson Correia, que integram o Núcleo Artístico do IFÁ entram em cena e realizam um conjunto de movimentações inspiradas em Oxum, deusa das águas doces, que representa a riqueza e também é a orixá que rege o ano de 2021, segundo informações de lideranças religiosas de matriz africana. O objetivo do projeto “Ojú Omin” é oferecer uma opção de lazer para todos, todas e todes que estão em quarentena, em virtude da Covid19.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

IFÁ

O projeto “Ojú Omin” conta com o apoio do Instituto de Formação em Artes (IFÁ) que é um espaço de preparação artística na qualificação inicial e contínua, e tem como diretriz a cultura afrodiaspórica, além de valorizar o ser Negro; sendo “quebra de fronteiras”. Há uma compreensão de que a arte, em sua capacidade simultânea de emocionar e provocar a reflexão, é um instrumento poderoso de mobilização e transformação positiva da sociedade contemporânea, e uma forte aliada no combate ao racismo e outras mazelas presentes em nosso dia a dia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120856 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.