Prefeitura informa sobre mudança temporária em ruas do Centro de Feira de Santana

Interdições totais são para realização de obras de drenagem pluvial do Projeto Novo Centro.
Interdições totais são para realização de obras de drenagem pluvial do Projeto Novo Centro.

Motoristas e pedestres devem estar atentos a novas intervenções no centro de Feira de Santana, a partir de segunda-feira (08/02/2021). A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) fará interdições totais para realização de obras de drenagem pluvial do Projeto Novo Centro.

Na rua Marechal Deodoro até a rua Santana – onde fica localizada a Pousada Central – o trânsito será totalmente bloqueado, no sentido avenida Presidente Dutra a Getúlio Vargas.

Nestas áreas, o acesso à pousada e aos estacionamentos daquela região serão garantidos por equipes da SMT. A interdição total abrange também as ruas Intendente Rui e Intendente Freire.

O bloqueio dessas vias segue até o dia 13. As obras de requalificação visam garantir a mobilidade urbana, priorizando o direito de ir e vir das pessoas pelas ruas centrais do comércio local.

Prefeitura promove mobilidade e beleza com ruas compartilhadas no centro

Diversas vias do Centro de Feira de Santana estão sendo transformadas em modernas ruas compartilhadas ou ‘ruas de pedestre’. O novo conceito de planejamento urbano, conhecido também como ‘piso compartilhado’, estabelece a compreensão da rua como um espaço público e não como mero lugar de passagem.

As vias, após serem revitalizadas, asseguram mobilidade ativa com a circulação integrada de pessoas, automóveis e bicicletas se adaptando ao ritmo de quem transita a pé.

Ao retirar as demarcações, desníveis e faixas, os pedestres ficam mais atentos e os veículos, obrigatoriamente, trafegarão com velocidade mais baixa, reduzindo o número de acidentes.

O diretor de Planejamento Urbano da Seplan (Secretaria de Planejamento), Wagner Souza, explica que as ruas compartilhadas do Projeto Novo Centro possuirão uma única superfície [sem desnível entre rua e calçada] e piso tátil, favorecendo a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nesta primeira etapa, o pacote de intervenções da Prefeitura de Feira contempla as ruas Sales Barbosa, Capitão França, Libânio de Moraes, Vitorino Gouveia, Pedro Francelino, Leonardo Borges – no trecho entre a Marechal Deodoro e a avenida Senhor dos Passos – Remédios Monteiro, rua 10 de Junho, General Pedra, General Osório, Coronel João Mendes e a travessa Sales Barbosa.

“O intuito é devolver os espaços públicos ao cidadão, eliminando a segregação entre carros e pedestres”, explica Wagner, ressaltando que o cidadão ganhará uma área central do município mais agradável e organizada.

No cronograma de obras da segunda etapa, o novo conceito de vias partilhadas contemplará a 18 de setembro, 24 de maio, Artur Cordeiro, Intendente Freire e Leonardo Borges, no trecho entre a Marechal e a 7 de setembro que também será revitalizada.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106678 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]