Prefeito de Salvador anuncia fechamento de praias, clubes e quadras para conter Covid-19; Repartições municipais têm funcionamento alterado

Prefeito Bruno Reis anunciou medidas para conter pandemia da Covid-19.
Prefeito Bruno Reis anunciou medidas para conter pandemia da Covid-19.

O prefeito Bruno Reis anunciou, nesta segunda-feira (22/01/2021), novas ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Salvador. As medidas contemplam desde a abertura de mais leitos para o tratamento de pacientes infectados pela doença no Hospital Salvador, na Federação, até o retorno de restrições mais duras para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde da capital. Os detalhes foram apresentados durante o ato de nomeação de 165 servidores municipais, no Palácio Thomé de Souza.

A partir desta terça-feira (23), todos os campos e quadras públicos serão fechados para a realização de atividades esportivas; e a partir de quarta (24), todas as praias e clubes sociais da cidade voltarão a ser fechados. As determinações valerão pelo prazo inicial de sete dias.

O prefeito explicou que as interdições visam ampliar o isolamento social para conter o avanço de casos da Covid-19 e evitar um possível colapso na rede de assistência à saúde. Ontem (21), a taxa de ocupação de leitos de UTI no município chegou a 80% – esse índice tem crescido nas últimas semanas mesmo após a expansão do número de vagas.

Bruno Reis também lembrou que, com o fechamento das praias, clubes sociais, campos e quadras esportivas, somado à interdição dos parques públicos, cinemas e teatros – cujo anúncio ocorreu na semana passada -, Salvador passa a desativar por completo a fase três do plano de retomada das atividades econômicas, culturais e sociais durante a pandemia.

“São medidas necessárias diante de um momento tão difícil. Preciso chamar atenção que, se nós estamos com problema na rede pública de saúde, na rede privada, infelizmente, a situação ainda é mais grave. Conversei com prestadores de serviço neste final de semana, recebi relatório e poucas unidades particulares ainda não chegaram a 100% na ocupação dos seus leitos. Isso se deve, primeiro, ao fato de ter aumentado muito a demanda devido à Covid e, segundo, porque existem unidades enfrentando fluxo por outros atendimentos como AVC e doenças de coração, que requerem UTI”, disse.

O chefe do Executivo municipal reforçou que, diferente da primeira onda da crise sanitária, atualmente as UPAs da cidade têm recebido muitos pacientes que possuem plano de saúde. “Convoco a população mais uma vez para nos unirmos. Não adianta contratar novos profissionais para ajudar a proteger as vidas, ampliar leitos de terapia intensiva e enfermaria se não houver compromisso de usar máscara, de evitar aglomerações”, afirmou.

Mais leitos – Para reforçar a rede de assistência aos pacientes com Covid-19 na capital durante a segunda onda da pandemia, a Prefeitura abrirá mais 100 novos leitos, sendo 20 de terapia intensiva e outros 80 de clínica médica. Os equipamentos serão instalados no Hospital Salvador, na Federação, que funcionará exclusivamente para acolhimento dos pacientes do novo coronavírus.

Com isso, o município chegará a um total de 555 vagas exclusivas para Covid-19 sob gestão municipal, número superior aos 449 leitos que foram implantados no auge da primeira onda do vírus na cidade. O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, destacou que os novos leitos devem entrar em operação de maneira gradativa e fazem parte dos esforços da Prefeitura para assegurar que todos os soteropolitanos possam ter acesso ao atendimento em vagas especializadas.

“É importante destacar que nossa capacidade de ampliação já está chegando ao limite. As pessoas precisam entender que a pandemia não acabou e que, até atingirmos a imunização expressiva da população, vamos precisar que cada um faça a sua parte para evitar um colapso do sistema”, alertou o titular da SMS.

Além disso, consultórios odontológicos de 24 unidades de saúde de Salvador terão atendimentos suspensos. Esses espaços serão readaptados para receber um total de 75 leitos de enfermaria.

Repartições municipais têm funcionamento alterado 

A partir desta terça-feira (23), os órgãos e autarquias da Prefeitura considerados não-essenciais terão funcionamento alterado até o próximo dia 8 de março. O esquema de trabalho adotado deverá ser através de revezamento de equipes e teletrabalho (home office). A medida, que segue os decretos nº 33.547 e nº 33.563, visa diminuir a circulação de funcionários, colaboradores e cidadãos nas repartições municipais, e faz parte da estratégia da Prefeitura de enfrentamento à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus na capital baiana.

Além delas, outros órgãos também terão o atendimento ao público alterado para diminuir a propagação da Covid-19. Durante os próximos dias, as dez Prefeituras-Bairro de Salvador passarão a atender apenas três serviços essenciais em sua estrutura, sendo eles: dispensação de medicamentos, cadastro e atualização do Cartão SUS e o pré-cadastramento de idosos para vacinação contra a Covid-19.

Para isso, é necessário que o cidadão faça o agendamento antes de ir a uma das unidades, através do site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br, ou baixar no smartphone o App Fala Salvador Cidadão, disponível para sistemas Android e IOS. Qualquer dúvida poderá ser solucionada através do Disque Coronavírus, no número 160.

Os cidadãos que possuíam atendimentos agendados para os próximos dias devem aguardar a normalização da oferta de serviços para solicitar um novo agendamento. No caso dos idosos que residem em Salvador e o cadastro esteja vinculado a outro município, o idoso deve fazer antes o agendamento pelo site para ser atendido em uma das dez Prefeituras-Bairro. No dia e horário agendado, deverá apresentar um documento com foto e comprovante de residência atual.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) adotará rodízio semanal entre os diversos setores e deslocamento de parte da equipe para o teletrabalho. Haverá ainda suspensão de entrega presencial de lonas, cuja colocação será feita exclusivamente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e fechamento do portão de entrada da sede, monitorado pela Guarda Civil Municipal (GCM). O acesso só será permitido a pessoas autorizadas. A Codesal orienta ainda à população para que utilize o telefone gratuito 199 para suas demandas, evitando dirigir-se fisicamente à sede do órgão.

Mobilidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) também vai limitar o atendimento em suas dependências. Os permissionários que necessitem de algum dos serviços realizados pela Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) deverão realizar agendamento prévio através do site www. agendamentomobilidade. salvador. ba.gov. br. O setor terá seu horário de atendimento reduzido e funcionará das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h. Além disso, o tempo entre um atendimento e outro foi ampliado, para evitar aglomerações no local. Já o setor de Protocolo manterá seu horário de funcionamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, apenas para recebimento de documentação.

Transalvador

Transalvador prosseguirá com os atendimentos presenciais para defesa, recurso, apresentação de consultor e outros requerimentos administrativos. Para isso, o cidadão deve fazer um agendamento prévio pelo site da autarquia (transalvador. salvador. ba. gov. br), indo no ícone Agendamento de Serviços. A medida visa ordenar o fluxo de atendimentos e evitar aglomerações nas dependências da autarquia de trânsito. Todos os setores da Transalvador estão adaptados de acordo com as recomendações das autoridades de saúde.

Recomenda-se ao cidadão que precisa fazer defesa, recurso ou apresentação de condutor infrator optar realizar esses procedimentos por meio virtual. Basta entrar no site da autarquia, fazer o cadastro inicial, clicando no ícone “Multas” e seguir para “Serviços Online”. Com o Sistema, toda a documentação poderá ser enviada por meio do site.

Infraestrutura

Para reduzir a circulação de pessoas nas dependências, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) também funcionará com esquema de revezamento entre os servidores e colaboradores. A escala de rodízio será cumprida de modo presencial e por meio do home office.

O atendimento ao público também terá alteração. Será realizado um atendimento por vez. Para evitar filas, serão distribuídas senhas de atendimento com hora marcada para o mesmo dia.

Reparação

Os atendimentos do Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT e do Centro Municipal de Referência LGBT serão realizados de forma virtual, através do site da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), pelo endereço www. reparacao. salvador. ba. gov. br . Serão mantidas, também de forma virtual, as reuniões, agendas de trabalho e comissões.

SPMJ

Os Centros de Referência Especializados de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II, e Loreta Valladares, nos Barris, vão estar fechados. Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) manterá o atendimento 24h por direcionamento da rede de atendimento/assistência, ou  através dos telefones (71) 3611-6581 / (71) 98507-5609 (plantão), ou pelo e-mail [email protected] gmail. com .

Equipamentos culturais

A sede administrativa da FGM irá suspender o atendimento presencial ao público. O contato poderá ser feito por meio do telefone (71) 3202-7800 e através do e-mail [email protected] salvador. ba. gov. br. Os espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) também estarão fechados temporariamente. A FGM é responsável pela Casa do Benin, Espaços Culturais Boca de Brasa (Subúrbio 360, CEU de Valéria, Cajazeiras e Centro), Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e as bibliotecas Nair Goulart (CEU de Valéria), Denise Tavares (Liberdade) e Edgard Santos (Ribeira).

Para realizar contato referente aos projetos contemplados por editais, o atendimento será feito por telefone. Para os editais Arte Todo Dia, Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, Prêmio Conceição Senna de Audiovisual e Gregórios – Ano II o telefone é o (71) 3202-7874. Para o Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural o contato deverá ser feito pelos telefones (71) 3202-7839/7864/7863/7866. Já para os editais Fábrica de Musicais, Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais e Espaços Culturais Boca de Brasa, bem como para os requerentes do Mapa Cultural de Salvador, o telefone para atendimento é o (71) 3202-7832.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]