Parque do Saber de Feira de Santana acompanha pouso do robô Perseverance em Marte

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Equipe responsável pelo planetário do Museu Parque do Saber acompanhou nesta quinta-feira (18/02/2021), ao vivo via YouTube da NASA, o pouso do robô Perseverance na cratera Jezero, em Marte.
Equipe responsável pelo planetário do Museu Parque do Saber acompanhou nesta quinta-feira (18/02/2021), ao vivo via YouTube da NASA, o pouso do robô Perseverance na cratera Jezero, em Marte.

A equipe responsável pelo planetário do Museu Parque do Saber acompanhou nesta quinta-feira (18/02/2021), ao vivo via YouTube da NASA, o pouso do robô Perseverance, às 17:55 horas, na cratera Jezero, em Marte.

O diretor de Difusão Científica do Parque do Saber, Basílio Fernandez ressalta que essa missão é importante, pois vai testar equipamentos e técnicas que poderão ser úteis em uma futura missão tripulada ao planeta.

Entre eles o Moxie, um instrumento que produzirá oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera marciana. Além de sustentar a vida, o gás pode ser usado para produção de água e até mesmo como combustível para foguetes.

“Esse robô vai em busca de sinais de vida, da geologia de marte e realizar experimentos com a atmosfera e rochas”, explica Basílio.

Na oportunidade, será transmitido desde os últimos preparativos da equipe aos “sete minutos de terror” que antecedem o pouso, um momento que fará parte da história da humanidade.

O gestor do planetário ressalta que o Museu Parque do Saber também possui imagens do planeta Marte captadas em outras missões e, por conta disso, é possível contextualizar o local de pouso da missão e seus objetivos.

Por conta da pandemia do Coronavírus, não será possível programar uma sessão especial para visitantes acompanhar ao vivo a jornada de mais de seis meses e 200 milhões de km.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113638 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]