Morre ex-secretário estadual da Bahia Eugênio Splenger; Governador Rui Costa registra pesar

Eugênio Spengler atuou como secretário estadual do Meio Ambiente da Bahia, entre 2010 e 2017, durante os Governos Wagner e Rui Costa.
Eugênio Spengler atuou como secretário estadual do Meio Ambiente da Bahia, entre 2010 e 2017, durante os Governos Wagner e Rui Costa.

Em nota publicada neste domingo (14/02/2021) na página pessoal do Twitter, o governador Rui Costa registrou pesar em memória do ex-secretário estadual do Meio Ambiente da Bahia Eugênio Spengler.

“Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Eugênio Spengler, secretário estadual do Meio Ambiente entre os anos de 2010 e 2017. Ele se destacou pela intensidade e dedicação à luta pela preservação do nosso patrimônio natural. Meus sentimentos a familiares e amigos”, lamentou Rui Costa.

Trajetória

Eugênio Spengler era formado em Filosofia, entre os anos de 2003 e 2007, trabalhou no Ministério do Meio Ambiente (MMA), como coordenador executivo da I e II Conferência Nacional do Meio Ambiente (MMA). No MMA, também foi responsável pela implementação das comissões técnicas tripartites estaduais e promoção do Programa de Capacitação de Gestores Municipais de Meio Ambiente.

Ele atuou, também, como gerente regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Santo Cristo (RS) e professor de Saneamento Ambiental pela Universidade de Ijuí (RS). Na Bahia, Spengler também foi consultor técnico das secretarias estaduais da Casa Civil, da Indústria, Comércio e Mineração e de 2010 a 2017, durante os Governos Wagner e Rui Costa, atuou como secretário estadual do Meio Ambiente do Estado da Bahia.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9139 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).