Instalada na ALBA Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego 

Trabalhadores da Ford e parlamentares da Bahia unidos na preservação de empregos.
Trabalhadores da Ford e parlamentares da Bahia unidos na preservação de empregos.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes instalou hoje (25/02/2021) a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego, projeto de autoria da deputada Olívia Santana (PC do B) a partir de uma reivindicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. Os deputados Junior Muniz (PP), Diego Coronel (PSD) e Bira Coroa (PT) são outros deputados signatários da fundação da Frente. “É a primeira Frente Parlamentar instalada em nossa gestão, aprovada por unanimidade pela nossa Mesa Diretora. A defesa do emprego será uma das prioridades da nossa atuação, principalmente em tempos difíceis de pandemia”, justificou Menezes.

Com o fechamento da Ford na Bahia foram perdidos 4 mil empregos diretos com a montadora, mais 3 mil das empresas sistemistas e milhares de postos de trabalho indiretos. “Vamos apoiar diretamente o Governo do Estado em busca de uma alternativa para ocupar o site fabril da Ford, no Polo Industrial de Camaçari, porque o impacto social e econômico é ainda imensurável, com um prejuízo estimado de R$ 5 bilhões para a economia do estado – um valor equivalente a 2% do nosso PIB”, disse o chefe do Legislativo baiano.

Um dos participantes da reunião, o senador Jaques Wagner (PT) foi o mais crítico em relação ao fechamento da Ford no Brasil. “A Ford cometeu um ato criminoso. Defendo que o Governo da Bahia denuncie a Ford por quebra de contrato, para que possamos reaver o ICMS que foi concedido como incentivo fiscal. Não será fácil ocupar a planta da Ford em Camaçari porque, no momento, não há segurança jurídica no país, com um doido na presidência e uma política econômica ultrapassada, baseada no fundamentalismo neoliberal que o mundo todo hoje descarta”, acusou Wagner.

“Além de acompanhar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Ford, a Frente vai contribuir para a criação de medidas legislativas junto aos órgãos competentes e organização civil para estimular o crescimento da indústria e tecnologia no Estado, além, é claro, de preservar empregos. A Frente foi formada em razão do impacto da saída da Ford de Camaçari, mas queremos também discutir a política de incentivos fiscais e novas tecnologias automobilísticas”, declarou a coordenadora da Frente, deputada Olívia Santana.

Também participaram da instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim; o vice-governador João Leão; o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; a secretária de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; o representante do Ministério Público do Trabalho, Jefferson Rodrigues; os deputados federais Daniel Almeida (PC do B), Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PC do B); o representada Federação das Indústrias da Bahia, Marcus Verhine; o presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Aurino Pedreira; além de outros representantes sindicais, deputados e deputadas estaduais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]