
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar positivamente as pessoas a se mobilizarem na prevenção.
Segundo dados da OMS, o câncer é a segunda causa de morte no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, constituindo-se num verdadeiro problema de saúde pública mundial.
A incidência (casos novos) e a mortalidade (número de mortes) por câncer vêm aumentando no mundo inteiro, em parte pelo envelhecimento e crescimento da população, como também pela mudança dos fatores de risco de câncer, especialmente aos associados ao desenvolvimento socioeconômico.
Verifica-se uma mudança dos principais tipos de câncer observados nos países em desenvolvimento, com declínio dos tipos de câncer relacionados a infecções (por exemplo, o vírus HPV) e o aumento daqueles associados à melhoria das condições socioeconômicas com a incorporação de hábitos e atitudes associados à urbanização (sedentarismo, alimentação inadequada, entre outros).
O slogan da campanha 2019 – 2021 é ‘Eu sou e eu vou’, tem como objetivo incentivar as pessoas na conscientização da doença, para que cada vez mais sejam proativas na obtenção do diagnóstico precoce e, assim, aumentar as probabilidades de cura.
*Dr. André Carvalho, médico cirurgião-oncológico.