Feira de Santana vai se tornar cidade inteligente com nova iluminação em LED, diz prefeito Colbert Martins durante assinatura da ordem de serviço da PPP da Iluminação Pública

Prefeito Colbert Martins assina ordem de serviço da PPP da Iluminação Pública. Empresários prometem modernizar todo o sistema em 12 meses.
Prefeito Colbert Martins assina ordem de serviço da PPP da Iluminação Pública. Empresários prometem modernizar todo o sistema em 12 meses.

Está autorizada a implantação do moderno sistema de iluminação em LED, no município. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Colbert Filho, nesta segunda-feira (22/02/2021), no Paço Municipal Maria Quitéria.

Deverão ser instaladas 60.500 luminárias em Led, contemplando a sede e os distritos. Feira será a primeira cidade baiana totalmente coberta por esta tecnologia. Segundo o prefeito, a prioridade serão as principais avenidas e bairros com maior vulnerabilidade social visando a redução dos efeitos da violência.

A Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo Municipal e o Consórcio Conecta Feira prevê a implantação de todo o projeto em até dois anos. A empresa terá concessão de treze anos, e o contrato foi firmado em R$ 122.584.800.

Além de mais segurança, cada ponto instalado será equipado com um chip que transforma o município numa Smart City, ou seja, moderna e com a população conectada através da internet.

O contrato prevê manutenção preventiva, que se antecipa antes que a luminária se apague, e preditiva, que substitui os componentes antes do final da sua vida útil. A economia de energia com a troca das luminárias será de 50% em relação aos custos atuais.

O presidente do Consórcio, Carlos Sanches, afirmou que, “se não ocorrer contratempos, a implantação de todo o sistema poderá ser concluída em até 12 meses”.

Além do vice-prefeito Fernando de Fabinho, participaram do ato o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Torres, o líder do Governo Municipal na Casa Legislativa, Luís Augusto (Lulinha), e secretários.

Confira vídeo

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106678 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]