Feira de Santana: EMBASA identifica ligações clandestinas de água no Distrito de Maria Quitéria

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Irregularidades estavam comprometendo o abastecimento da região.
Irregularidades estavam comprometendo o abastecimento da região.

Em ação de fiscalização nos dias 27 e 28 de janeiro de 2021, realizada pela Embasa, foram identificadas três ligações clandestinas de água na região do Corredor do Chico Preto, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. Os famosos “gatos” estavam prejudicando o abastecimento dos moradores do entorno, por causarem despressurização na rede distribuidora.  “As ligações clandestinas causam perda de pressão nas tubulações, reduzindo a força com que a água é distribuída”, explica a gerente local da Embasa, Thais Dias. Ela também informa que os “gatos” podem causar vazamentos, além de impactar na capacidade da rede que foi projetada para atender um determinado número de clientes. “Esse tipo de fraude representa perdas para a Embasa, mas os maiores prejudicados são os moradores. Quem faz ligação clandestina consome em excesso, não se preocupa com o desperdício e a população acaba penalizada com baixas pressões e intermitência no fornecimento de água”, lamentou a gerente. As irregularidades foram retiradas.

Penalidades – O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade indicada no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena prevista em lei é de um a quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. A população pode denunciar “gatos” de água à Embasa através do 0800 0555 195 ou pela Agência Virtual da Embasa no endereço agenciavirtual.embasa.ba.gov.br. O denunciante não precisa se identificar e a ligação é gratuita.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]