Falecimento de Lázaro André Oliveira Barbosa (13.04.1956 – 07.02.2021) | Por Juarez Duarte Bomfim

Lázaro André Oliveira Barbosa (13.04.1956 – 07.02.2021)
Lázaro André Oliveira Barbosa (13.04.1956 – 07.02.2021)

Falecimento de Lázaro André Oliveira Barbosa (13.04.1956 – 07.02.2021)

Comunico o falecimento de Lázaro André Oliveira Barbosa, professor aposentado do DCIS-UEFS e auditor fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda – Prefeitura de Salvador.

Conheci Lázaro Barbosa em 1978, no Movimento Estudantil da UFBA, e desde então nos tornamos amigos. O jovem Lázaro era presidente do Diretório Académico da Escola de Administração. Sempre solícito, generoso, prestativo, reunia em si muitas qualidades.

Lázaro foi um grande incentivador deste que vos escreve, Juarez Duarte Bomfim, de prestar Concurso Público na Universidade Estadual de Feira de Santana e seguir a carreira docente.

Como estudante de Mestrado na FGV-RJ – Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Lázaro se tornou discípulo de renomados professores da Área de Teoria das Organizações, e muito me influenciou nestes estudos organizacionais. Foi quem me apresentou a bibliografia do sociólogo baiano Alberto Guerreiro Ramos e do cientista político italiano Norberto Bobbio, nos anos 1980.

Lázaro Barbosa morava e estudava no Rio de Janeiro, em 1982, quando surgiu o fenômeno eleitoral e sopro de renovação da política brasileira com Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Quando retornou à Bahia, narrando com entusiasmo o que viveu por lá, e que eu acompanhava à distância, também com entusiasmo, este assunto foi um nosso ponto de convergência e preferência, que reafirmou a nossa amizade.

Quando conheci e me tornei companheiro de toda a vida da amada consorte Cecília Maringoni, ela, Ciça, recém-chegada a Salvador da Bahia, havia feito amizade com Lázaro Barbosa, e este foi mais um motivo de nossa reaproximação e convivência quase diária, a partir de 1986.

Lázaro Barbosa se destacou na vida pública como líder sindical de sua classe, os fazendários municipais, na condição de Presidente do Sindifam – Sindicato dos Fazendários do Município do Salvador. Foi durante a gestão da prefeita Lídice da Mata (1993 – 1996) que esta categoria de servidores públicos adquiriu força e influência e na esfera municipal, graças ao seu empenho e afinco na defesa dos interesses da categoria. A partir de então, todos os gestores municipais valorizaram os fazendários de Salvador, que se tornaram profissionais prestigiados.

Em reconhecimento à militância sindical de Lázaro Barbosa na presidência do Sindifam, a categoria o homenageou, batizando o Clube Social dos Fazendários Municipais com o seu nome – Clube Social Lázaro André Oliveira Barbosa. A sede do Clube localiza-se numa confortável chácara no bairro do Caji – Lauro de Freitas, onde os fazendários costumam confraternizar, com seus colegas e familiares.

(No lugar de Lázaro Barbosa se envaidecer com a homenagem, humildemente ele ficava até constrangido, que procurava não demonstrar, para não desapontar os amigos e colegas pelo ato de carinho).

Na atualidade, era das redes sociais, eu mantinha um contato permanente com o amigo Lázaro Barbosa, através da troca diária de telefonemas ou mensagens. E nos encontrávamos em algumas datas do ano, onde o bate-papo era presencial, ao vivo e a cores.

No dia 28 de novembro de 2020, nossas comunicações foram interrompidas. Logo, eu e Cecília tomamos conhecimento que Lázaro Barbosa foi internado às pressas, primeiro no Hospital
Menandro de Farias e depois foi transferido para a UTI do Hospital da Bahia, com sintomas de Covid-19. Após 71 dias de luta, luta pela matéria vida que é tão frágil, tão fina… o amigo Lázaro Barbosa veio a óbito.

Ontem, 07/02/2021, o amigo Lázaro Barbosa partiu… é como se um pedacinho de mim tivesse partido também. O meu conforto é a fé que tenho na vida espiritual e que, através das boas palavras, bons pensamentos e boas ações que cultivamos aqui no mundo Terra, esse seja um passaporte seguro para a eternidade, seguindo na Santa Luz de Deus.

Axé. Amém.

Lázaro André Oliveira Barbosa (13.04.1956 – 07.02.2021)
Lázaro André Oliveira Barbosa (13.04.1956 – 07.02.2021)
Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]