Exposição virtual apresenta fotografias produzidas pela designer Andrea Barbosa

Fotos da exposição 'Joias ao Sagrado Ferramentas e adereços de orixás'.
Fotos da exposição 'Joias ao Sagrado Ferramentas e adereços de orixás'.

Joias ao Sagrado Ferramentas e adereços de orixás é uma exposição fotográfica online com peças produzidas pela designer Andrea Barbosa, que será lançada no instagram e youtube da artista no próximo dia 4 de março de 2021. Nela, serão apresentadas ferramentas de diferentes orixás, com descrição de cada adereço nas religiões de matizes africanas, sendo exposto o nome, um pouco da história do orixá.

Confeccionadas em prata e pedras naturais, as jóias valorizam o culto aos deuses africanos e, com isso, deixam presente a exaltação ao sagrado. Ao todo serão mais de 40 peças com os instrumentos de orixás como Exu, Ogum, Oxóssi, Omolu, Xangô, Logun Edé, Iansã, Oxum, Iemanjá, Nanã e Oxalá. Também acontecerá um desfile com três modelos com as peças apresentadas.

Para a exposição virtual “Joias ao Sagrado – Ferramentas e adereços de orixás” a artista Andrea Barbosa, apresentará peças já criadas por elas e obras inéditas, todas fundamentadas em uma pesquisa feita pela pioneira em joias sagradas na Bahia. Filha de José Barbosa, ourives consagrado em Salvador, e profunda curiosa sobre o tema, a artista apresentará todo seu conhecimento obtido por anos de pesquisa sobre o assunto.

Este projeto pretende enaltecer as religiões de matrizes africanas apresentando toda a beleza das jóias e adereços dos orixás. É uma exposição que dá coletividade e representatividade a um culto que ainda segue lutando por reconhecimento e sofrendo preconceito. Também será um documento de pesquisa para curiosos e estudiosos sobre o assunto com a experiência de uma designer que já atua no segmento de jóias indenitárias há mais de 25 anos.

“Tudo que eu sei vou colocar de informação na exposição “Joias ao Sagrado – Ferramentas e adereços de orixás”. Quero enaltecer as religiões de matrizes africanas em um período que estas vêm sofrendo com o distanciamento. Precisamos estar conectados à nossa fé”, diz a artista.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106678 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]