
Durante sessão plenária da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), ocorrida nesta terça-feira (09/02/2021), o desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresentou e foi aprovada Moção de Pesar em memória do ex-governador Roberto Santos. A homenagem póstuma destaca a trajetória do médico, político e acadêmico soteropolitano.
Moção de Pesar
Faleceu em Salvador, nesta data, o ex-governador da Bahia, Roberto Figueira Santos, aos 95 anos. A informação foi divulgada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ele foi professor e reitor.
Filho do ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Edgard Santos, o ex-governador também ocupou a mesma função do pai de 1967 até 1971.
O Dr. Roberto Santos, como era nacionalmente conhecido, deixa um legado de cultura, seriedade, dignidade, decência e amor à coisa pública. Sua magnificência foi governador da Bahia entre 1975 e 1979, além de ministro da Saúde de 1986 a 1987 no governo do ex-presidente José Sarney.
Autor de várias obras publicadas, entre as quais a UNIVERSIDADE E OS NOVOS PROPÓSITOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, Roberto Santos deixa uma herança cultural prodigiosa.
Recatado e de fino trato, o ilustre morto honra a Bahia sob todos os aspectos, merecendo de todos nós, e em especial desta Corte, as homenagens pela sua vida, pródiga em obras que honram e distinguem nossa terra.
A Bahia muito lhe deve. Este Tribunal, por esta MOÇÃO apresenta seu lamento de tristeza e dor, rogando a Deus que o conserve junto de sua sabedoria e poder.
Aprovada esta MOÇÃO, dê-se ciência à UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ao governo do Estado e a seus familiares
Baltazar Miranda Saraiva, desembargador
Sala das Sessões, 9 de fevereiro de 2021.