Deputada Lídice da Mata saúda Edição 2021 do Congresso da UFBA e critica cortes no orçamento das universidades federais promovidos pelo desgoverno Bolsonaro

Conferência de abertura da edição 2021 do Congresso da UFBA foi proferida pela pesquisadora Marilena Chaui.
Conferência de abertura da edição 2021 do Congresso da UFBA foi proferida pela pesquisadora Marilena Chaui.

Nesta terça-feira (23/02/2021), durante a Sessão da Câmara, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) saudou a segunda edição do Congresso Virtual 2021, que marcou o início do novo semestre letivo da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A conferência aconteceu mais uma vez na modalidade online, por conta da pandemia do coronavírus.

“Deixo aqui minha saudação para o 2º Congresso Virtual da Ufba, que teve iniciou nesta segunda-feira com a participação de mais de 21 mil inscritos. O debate tem sido um sucesso, científico, político e educativo”, parabenizou a deputada.

O encontro conta com a participação estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA, além de participantes de fora da Universidade. Todo o conteúdo entre mesas redondas, entrevistas, depoimentos, vídeo-pôsteres, palestras, debates e intervenções artísticas estão sendo realizadas de forma remota, respeitando as recomendações sanitárias de distanciamento social.

A socialista baiana, que se formou em economia pela própria Ufba, criticou os cortes de investimentos do governo federal na universidade, mas ressaltou que a perseguição de Bolsonaro não diminuiu a qualidade do serviço educacional que a instituição presta à população. “A Ufba vem sofrendo severos cortes em seu orçamento. A diminuição de recursos para a instituição é absurda e nos preocupa. Este é um Congresso de resistência, de luta, luta pela vida da população brasileira e por nossa Universidade”, finalizou.

Sobre Carlos Augusto 9404 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).