Coluna de Antônio José Larangeira de 13 de fevereiro de 2021

Secretaria de Educação Anaci Paim.
Secretaria de Educação Anaci Paim.

Livros da Fundação

A Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense ‘Rollie Poppino’, editou mais três livros sobre aspectos da vida de Feira de Santana. Dois deles são documentos coletados e organizados pelos pesquisadores Carlos Alberto Brito e Carlos Alberto Mello e o te3rceiro trata-se de uma pesquisa sobre a família Fróes da Mota e a inserção dela “na história política e no desenho urbano de Feira de Santana”, diz o subtítulo do livro do historiador Sidney Araújo. “Os Fróes da Motta e a cidade plasmaram os valores aristocráticos e a imagem de Feira de Santana modernizada, por outro, reforçaram a distinção social entre ricos e pobres e demarcaram o espaço de poder”, escreve na orelha do livro a professora de Desenho na UEFS, Gláucia Trinchão.

Sobre o livro “Inauguração da Bibliotheca Publica Municipal”, o jornalista Dimas Oliveira escreve na apresentação: O outro livro organizado por Brito e Mello tem na capa o seguinte título: “Conferência de Dr. Rui Barbosa em favor de cincoenta orphãs do Asylo de Nossa Senhora de Lourdes da Feira de Sant’Anna, 22 de fevereiro de 1893″. A apresentação é do médico, escritor e articulista do Jornal Tribuna Feirense, César Oliveira.

Candidatos

O MDB, que nas eleições de 2020 foi um sucesso eleitoral em Feira de Santana, elegeu Colbert Martins prefeito e mais quatro vereadores, em 2022 pode ter nomes para federal e estadual. A boca pequena, já são comentados os nomes do ex-vereador e empresário Wilson Falcão e o ex-secretário da Fazenda Evaldo Martins, irmão do prefeito Colbert Martins.

Fórum

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em contato com o site Bahia na Política trouxe informações a respeito da construção de um novo prédio, em uma parte pertencente ao Horto Florestal da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O anúncio tem gerado polêmica por conta de uma nota emitida pela reitoria da UEFS que destaca os prejuízos que a medida causará a alguns cursos da instituição, uma vez que o local funciona como centro de pesquisa. Segundo o TJ-BA, o local abrigará os Juizados Especiais de Feira de Santana, que atualmente já funcionam em um prédio externo ao Fórum Filinto Bastos. Com isso, a instituição visa a ampliação do atendimento à população, já que os Juizados Especiais têm sido responsáveis por quase 50 mil processos.

Dario Mascarenhas Neto II e Sylvia.
Dario Mascarenhas Neto II e Sylvia.
O professor Jodilton Oliveira Souza.
O professor Jodilton Oliveira Souza.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]