Carlinhos Brown lança performance que originou o álbum Umbalista Verão, em seu canal no Youtube

Cartaz anuncia show de Carlinhos Brown 'Umbalista verão'.
Cartaz anuncia show de Carlinhos Brown 'Umbalista verão'.

Para presentear os fãs nesse ano atípico onde os cuidados diante do cenário pandêmico levaram ao cancelamento do Carnaval nas ruas e a defesa da realização da folia em casa, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, um dos artistas mais icônicos da festa momesca, lança na segunda-feira (15/02/2021), às 18 horas, em seu canal no YouTube, a performance que deu origem ao novo álbum Umbalista Verão.

“É um presente para todos os nossos fãs espalhados pelo Brasil e por este mundo afora, para que possamos fazer um carnacasa, mantendo a consciência e as esperanças, fortalecendo o caminho para em 2022, com vacina e segurança, realizarmos o maior dos Carnavais de rua”, ressalta o artista que tem na sua trajetória de investidor da festa, produtos e ações que marcaram como tatuagem o Carnaval no Brasil e no Mundo.

Carlinhos Brown é compositor de mais de 100 hits carnavalescos; criador da Timbalada, dos Zárabes, do Camarote Andante e do Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas; recriou os trios elétricos Caetanave e Garrafão; e já tocou para mais de 6 milhões de pessoas em Carnavais em cinco cidades da Espanha, além de ter participado diretamente da criação do Axé Music e do Samba Reggae, contabilizando atualmente mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

Reconhecidamente um dos artistas mais criativos e inovadores da cultura brasileira, com uma trajetória consagrada através de sua atuação musical, social e percussiva, e pela exuberância das suas performances, Carlinhos Brown participa, ainda, de uma série de ações e criações que celebram os seus mais de 40 Carnavais, neste 2021.

Carnaval em 2021, só em casa

Reforçando importantes campanhas de conscientização para que não seja realizado o Carnaval nas ruas, Carlinhos aderiu, ainda no início do mês, ao movimento dos blocos carnavalescos do Rio associados ao Sebastiana, alertando que não há condições sanitárias para a festa no momento. Mais recentemente, a adesão aconteceu à campanha #fiqueemcasa, da Devassa, que na busca pelas reinvenções do Carnaval, criou o inédito Carnavaranda Tropical, um circuito com 15 shows surpresas que vão acontecer no dia 14 (domingo), de forma virtual, reunindo ainda outros grandes nomes da folia momesca, como Ivete Sangalo, Banda Eva e Larissa Luz.

Campanha Bloco do Bem

O mestre criativo também chegou junto na Campanha Bloco do Bem das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que objetivam arrecadar recursos para a implantação de uma nova unidade de Bioimagem da instituição criada por Santa Dulce dos Pobres, que será construída em área contígua ao Hospital Santo Antônio.

Com a construção do núcleo, além desses exames, o complexo de saúde da OSID vai oferecer gratuitamente procedimentos de alta complexidade, como ressonância magnética, densitometria e exames contrastados com mesa telecomandada.

Disputa do Samba Enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel

Encantado com o enredo apresentado pela Mocidade Independente de Padre Miguel que celebra Oxóssi (no sincretismo é São Sebastião no Rio de janeiro e São Jorge em Salvador), nomeado de “Batuque ao caçador”, Carlinhos Brown integrou, ainda em janeiro, um timaço de compositores para concorrer a hino oficial da agremiação para o próximo Carnaval. Na assinatura do samba enredo, junto com Carlinhos, estão: Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, JJ Santos e Cabeça do Ajax.

Mostra Brasileiras

A carne é de carnaval e o coração é igual, e portanto, expansivo. Assim, as ações de fevereiro vão além e, na agenda do artista, constam outras iniciativas, a exemplo da mostra de grafite Brasileires, que tem se empenhado em colorir a região do Minhocão, em São Paulo, com seis diferentes empenas, nestes dois primeiros meses de 2021. Para a Mostra, Carlinhos Brown assina uma das obras, junto ao artista plástico Rogério Pedro, intitulada “A Natureza tem nos aturado”.

Parte de uma iniciativa que objetiva fazer de São Paulo uma “Galeria de Arte a Céu Aberto”, contando com atrações artísticas, culturais e históricas de acesso livre ao público, a Mostra Brasileires, idealizada por Kleber Pagú e Fernanda Bueno, com patrocínio da Fanta, reúne ainda uma série de outros artistas de peso, como a cartunista e chargista Laerte; o ex-deputado federal Jean Wyllys; o artista M.I.A; e a ativista Vismoart, entre outros.

Umbalista Verão

Dando sequência à trilogia Umbalista, lançada no ano passado em formato de live, pelo Sony Channel, e na sequência, como álbum reunindo versões inéditas de suas canções que foram sucesso na voz de outros intérpretes, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, abriu o mês de fevereiro brindando o público com o novo álbum, Umbalista Verão, presente nas plataformas de streaming e download desde o dia 5.

Lançado pela Editora/Selo do artista, a Candyall Music, o álbum abre com a clássica canção “Selva Branca”, uma das primeiras composições de Carlinhos Brown, feita em parceria com Vevé Calazans (in memorian), gravada pela banda Chiclete com Banana em 1988 e imortalizada na voz de Bell Marques. “A pandemia, mesmo com todas as complicações trazidas, terminou se transformando também em um momento de intensa produção das ideias criativas. E a trilogia Umbalista consolida um desejo que eu tinha de fazer essas versões dentro da minha linguagem”, pontua Carlinhos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106825 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]