Ataques antidemocráticos no Brasil têm financiamento internacional, diz ministro do STF Dias Toffoli

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ministro do STF Dias Toffoli.
Ministro do STF Dias Toffoli.

Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou que pessoas que usam as redes sociais para atacar instituições brasileiras, como o próprio STF, receberam financiamento internacional. A informação foi dada em entrevista na noite de domingo (21/02/2021) ao Canal Livre, da Band.

Os inquéritos da Corte que apuram atos antidemocráticos e fake news no país, conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, têm como alvo deputados, empresários e blogueiros bolsonaristas, que sofreram medidas de busca e apreensão e quebras de sigilo.

“Esse inquérito que combate as fake news e os atos antidemocráticos já identificou financiamento estrangeiro internacional a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional”, disse.

Para Toffoli, a quebra de sigilo bancário mostrou que os que atacam as instituições não são um “grupo de malucos”.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar
Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos
“Há uma organização por trás disso, que ataca inclusive a imprensa tradicional e séria”. “Temos que estar atentos, e o inquérito está em excelentes mãos”, destacou.

Segundo o ministro do STF, o objetivo desses grupos é “criar o caos e desestabilizar a democracia”.

“A história do país mostrou ao que isso levou no passado. Financiamento a grupos radicais, seja de extrema direita, seja de extrema esquerda, para criar o caos e desestabilizar a democracia em nosso país”, afirmou.

Em 2019, o inquérito sobre as fake news foi aberto no Supremo em resposta às crescentes críticas e ataques sofridos nas redes sociais, principalmente por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A apuração sobre manifestações antidemocráticas foi instaurada em 2020 após uma sequência de atos em Brasília, inclusive com a participação do presidente.

*Com informações do Yahoo Notícias.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]