
O secretário-geral do Ministério da Defesa, almirante de esquadra Almir Garnier Santos e a esposa Selma Foligne foram homenageados pelos relevantes serviços prestados ao país e ao estado da Bahia. A iniciativa da homenagem foi do empresário, ex-deputado federal Constituinte e ex-presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB) Joaci Góes e dos membros da Irmandade do Senhor do Bonfim, dentre eles, Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA); Nelson José de Carvalho, diretor da Associação Baiana de Imprensa (ABI Bahia); Valtércio Ronaldo de Oliveira, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), Augusto Sampaio (Guto), advogado; e José Luiz Castro (Zé Rico), empresário.
O casal de homenageados participou de um seleto almoço ocorrido na sexta-feira (19/08/2021), no restaurante Mistura Fina, em Salvador. Na oportunidade, eles foram presenteados com uma imagem da Santa Dulce dos Pobres, camisas e medalhas da Irmandade do Senhor do Bonfim.
Durante os discursos, o ex-deputado Joaci Góes destacou o empenho do almirante em destinar recursos humanos e materiais para as atividades de Defesa da Bahia, enquanto Nelson José citou a alegria dos membros da fraternidade em recebê-los durante as missas que ocorrem na Basílica Santuário Senhor do Bonfim.
Aos presentes, citando o amor e a alegria em conviver com os baianos, Almir Garnier reiterou o desejo de residir em Salvador, quando estiver na reserva da Marinha do Brasil.
Na sequência, destacou o esforço que o Ministério da Defesa tem empreendido para contribuir com a organização do Estado, através da liderança do ministro e general de Exército Fernando Azevedo e Silva.
Almir Garnier assegurou aos presentes que o momento é difícil para todos os brasileiros, mas que o país estava sendo conduzido à um porto seguro e que a grave turbulência será sucedida pelo triunfo coletivo.
O casal concluiu a participação nas homenagens agradecendo e compartilhando com os membros das Forças Armadas do Brasil o reconhecimento público que recebiam.
Presenças
Participaram, também, da reunião Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), jornalista Paulo Roberto Sampaio, diretor de redação da Tribuna da Bahia e a esposa Nice Sampaio; Pedro Rogério Godinho, juiz de Direito; magistradas Marielza Brandão e Darilda Mayer; jurista José Luiz Castro; advogado Antônio Luiz Calmon Teixeira; neurologista Antônio Andrade e Fátima Andrade, Augusto Sampaio, presidente da SOAFAB, Zeca Sampaio e Fátima Sampaio, o jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), dentre outros amigos do casal.
Segurança sanitária
Em decorrência da necessidade de segurança sanitária contra a pandemia da Covid-19, os participantes da solenidade foram testados com aparelho que mensurava a taxa de oxigenação, batimento cardíaco e temperatura corporal. O evento ocorreu antes do alerta de gravidade da pandemia no estado, que foi feito pelo governador Rui Costa, no domingo (21)



