
Hermez Martins Ferreira, 67 anos, vivia nas ruas até ser acolhido por um centro de recuperação, no povoado Terra Dura, em Humildes. Ele e mais 15 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid, na manhã desta quarta-feira (10/02/2021).
O grupo tem prioridade no Plano de Imunização, uma vez que são idosos institucionalizados em situação de vulnerabilidade social. A vacina foi aplicada pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ao receber a dose, Hermez não escondeu a emoção. “Estava esperando por isso, momento de alegria para mim. Estou firme e forte”, disse emocionado.
Pessoas em situação de rua são prioridade devido a maior exposição para serem infectados e com isso podem ter complicações de saúde que levam a óbitos.
O Consultório na Rua tem oferecido testes rápidos para identificar quem possa estar contaminado pela doença e fazer o bloqueio do contágio do vírus.
Os dezesseis idosos vacinados moravam nas ruas e foram encaminhados para o Centro de Recuperação Projeto IDE (Igreja Determinada em Evangelizar).
A instituição acolhe 120 pessoas, entre jovens, idosos e deficientes, e até o momento, não registrou contaminação por Covid. “Eu me senti abraçado em ver meus idosos serem vacinados”, disse o fundador do projeto, João Tavares.
Feira alcança 1.290 idosos vacinados contra a Covid-19
Feira de Santana registrou mais 559 vacinados, na terça-feira, 9, quando começou a aplicar a primeira dose da Coronavac em idosos com mais de 87 anos.
Somando às 731 pessoas acima de 90 anos, o município totaliza 1.290 vacinados. Com este quantitativo, a cidade alcança a marca de 17.284 imunizados, entre profissionais e trabalhadores de saúde, quilombolas, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados.
É importante lembrar que todos os idosos inseridos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) – abrigos e entidades de amparo à velhice – já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, o que resulta em 205 vacinados.
A vacinação é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h. Aqueles que têm dificuldades ou incapacidade de locomoção, o familiar ou responsável deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima e solicitar a vacinação em domicílio.