Yves São Paulo apresenta ‘A metafísica da cinefilia’; Autor de Feira de Santana aborda emoção que une espectador e filme

Capa do livro 'A metafísica da cinefilia: uma leitura bergsoniana do cinema', obra de autoria de Yves São Paulo. Na obra 'A metafísica da cinefilia: uma leitura bergsoniana do cinema', explica que cada espectador de cinema é diferente, se porta de maneira própria perante um filme, sente algo de completamente diferente do restante do público. Ainda assim, existe algo que o grande apaixonado por esta arte possui em comum com outros que partilham desta paixão, e este algo carrega o nome de cinefilia. Neste livro busca-se compreender as diferentes abordagens de um espectador frente a um filme, para que se caminhe em direção à compreensão de que a cinefilia é uma emoção que une espectador e filme num mesmo tecido de memória.
Yves São Paulo, na obra 'A metafísica da cinefilia: uma leitura bergsoniana do cinema', explica que o livro objetiva apresentar compreensão das diferentes abordagens de um espectador frente a um filme, para que se caminhe em direção à compreensão de que a cinefilia é uma emoção que une espectador e filme num mesmo tecido de memória.

Na obra de estreia, o escritor feirense Yves São Paulo pensa sobre os desdobramentos da relação entre o espectador de cinema com o filme, mirando desenvolver uma teoria da cinefilia. Partindo da filosofia do francês Henri Bergson (Prêmio Nobel de Literatura de 1927), o autor procura investigar experiências profundas quando espectador e filme unem-se num mesmo tecido de memória.

Numa passagem da obra, Yves São Paulo escreve, “Aqui nasce a cinefilia enquanto emoção, quando a ação do espectador em sua relação com o filme faz com que a obra se inscreva profundamente em sua consciência, em seu espírito, levando a manter guardado aquele filme, com suas ideias, seus sentimentos, seus detalhes, toda a riqueza que uma película é capaz de despertar em quem assiste.”

Yves São Paulo, atualmente doutorando em Filosofia pela UFBA, é sobrinho do cineasta feirense, nascido em Riachão do Jacuípe, Olney São Paulo (1936-1978), de quem herdou a paixão pelo cinema, e concomitantemente a cinefilia.

A metafísica da cinefilia pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Fi, que publicou o livro.

https://www.editorafi.org/056cinefilia

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108175 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]