SEC participa de live com a UNDIME para debater o contexto da pandemia na Educação da Bahia

Live 'Educação no contexto da pandemia da Covid-19 caminhos e possibilidades'.
Live 'Educação no contexto da pandemia da Covid-19 caminhos e possibilidades'.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), representada pelo secretário Jerônimo Rodrigues, participou, nesta quarta-feira (14/01/2021), da live “Educação no contexto da pandemia da Covid-19: caminhos e possibilidades”, promovida pela União dos Dirigente Municipais de Educação (UNDIME), com as presenças do presidente nacional da entidade, Luiz Miguel; do presidente e do vice-presidente da UNDIME-BA, respectivamente, Williams Panfile e Raimundo Pereira; e do coordenador de Programas da entidade, Renê Silva. Transmitido pelo Youtube e Facebook da UNDIME, o encontro virtual, mediado pela professora Zuma Silva, contou com a participação dos novos dirigentes e técnicos municipais de Educação.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou as demandas relacionadas ao retorno das aulas para quando for possível, dentre as quais a parceria dos secretários municipais de Educação. “A disputa por espaços políticos já passou com as eleições. Agora, quem está assumindo as secretarias de Educação ou permanecendo na pasta, precisa organizar a pasta e ver em que a UNDIME poderá contribuir. Estamos nesta parceria com a UNDIME e a UPB (União dos Prefeitos da Bahia) e queremos dizer para os próximos secretários que eles não estão sozinhos. Se a Educação já exige a nossa unidade, mantendo a independência e autonomia de cada canto, imagina agora com a pandemia”, pontuou o gestor da SEC.

Para o secretário Jerônimo, o momento é de troca de experiências entre os municípios para traçar caminhos e possibilidades em conjunto para o retorno das aulas na Bahia. “Estamos em um momento que não temos uma data definida para o retorno das aulas. A Bahia apresenta um número triste: ainda estamos perdendo de 30 a 32 pessoas por dia para a Covid. Então, não é hora de pensarmos em retorno presencial. O desejo do governador Rui Costa é que a gente possa ter, nos próximos dias, uma redução dos casos de infecção e de morte para, quem sabe, a gente pode sonhar com um início das nossas atividades híbridas”, afirmou.

O presidente nacional da UNDIME, Luiz Miguel, enalteceu a unidade do trabalho da entidade junto à SEC. “O secretário Jerônimo trouxe questões fundamentais e, em especial uma, que está acima de qualquer outra, que é a luta pela garantia do direito à vida. A fala do secretário é de esperança, no sentido de atentar para o fato de que o trabalho feito conjuntamente, a partir de um regime de colaboração forte, vai ajudar no processo para que a gente possa sanar as lacunas e garantir os direitos de aprendizagem”, destacou.

Aos novos dirigentes municipais de Educação, o presidente da UNDIME-BA, Williams Panfile, destacou a atuação da entidade a partir de parcerias. “O nosso trabalho tem como base o regime de colaboração, dentro de uma parceria que envolve a SEC e demais órgãos ligados à Educação. Nos últimos quatro anos, viajamos por todos os 27 Territórios de Identidade, dialogando com os dirigentes de Educação, levando informação e formação, visando fortalecer a educação pública no nosso Estado”.

*Temas educacionais – Durante a live, o coordenador de Programas da UNDIME-BA, Renê Silva, anunciou, para os próximos dias 20, 21 e 22, a Jornada Virtual da UNDIME-BA, através da qual assuntos pertinentes, como a lei que institui o Sistema Municipal de Ensino/Educação; o Plano Municipal de Educação; processo de elaboração do Referencial Curricular local; uso dos recursos da alimentação escolar; legislação, normativas e documentos orientadores existentes; articulação territorial; e planejamento pedagógico, serão aprofundados, junto a especialistas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]