Salvador: Projeto Domingo no TCA inicia 2021 com ‘Capitães da Areia’

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Projetos continuados da cultura da Bahia festeja os 10 anos de lançamento do filme “Capitães da Areia”. Baseado na obra de Jorge Amado.
Projetos continuados da cultura da Bahia festeja os 10 anos de lançamento do filme “Capitães da Areia”. Baseado na obra de Jorge Amado.

Dando início à sua 15ª temporada anual, o Domingo no TCA, do Teatro Castro Alves – um dos mais importantes projetos continuados da cultura da Bahia –, festeja os 10 anos de lançamento do filme “Capitães da Areia”. Baseado na obra de Jorge Amado, a partir de livro homônimo de 1937, e com direção de Cecília Amado, neta do escritor, o longa-metragem dá vida aos eternos Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora, abandonados por suas famílias e obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador na ambiência dos anos 1950.

A história de superação e amadurecimento destes personagens imortais da literatura mundial mantém-se atual, emociona e inspira de forma profunda, como fez com 200 mil espectadores nos cinemas há uma década. Em formato digital desde março do ano passado, mas com suas edições mensais mantidas tendo como palco o canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), o Domingo no TCA desta vez entra no ar no dia 31 de janeiro, às 11 horas.

Com produção da Lagoa Cultural, Maga Filmes e Araçá Azul e distribuição da Imagem Filmes, “Capitães da Areia” estreou no Festival do Rio 2011 e circulou por diversos festivais no Brasil e no mundo, acumulando variados prêmios. O motor da história é a liberdade em contraponto ao abandono. O tema da infância carente, um drama tão característico da questão social no Brasil, é abordado na adaptação com uma visão mais universal, trazendo à tona questões como superação, amizade e lealdade.

Cecília Amado optou por narrar um ano na vida dos Capitães da Areia, marcado por festejos do dia de Iemanjá, data fixa no calendário baiano: um ano emblemático, em que esses meninos deixam de ser crianças e se tornam homens com todos os conflitos e descobertas da adolescência.

A direção de arte é de Adrian Cooper e de fotografia de Guy Gonçalves, que também assina codireção. A diversidade de cores, sons e ritmos baianos também está presente na trilha sonora original composta por Carlinhos Brown. O resultado é o clássico conceito de baianidade que Jorge Amado levou para o mundo, revisitado com uma linguagem contemporânea, vigorosa e jovem em todos os aspectos.

Domingo no TCA

O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]