Primeiro-ministro de Itália vai apresentar demissão; Gabinete de Giuseppe Conte tem dificuldade em conseguir apoio parlamentar

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália.
Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália.

O primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte, deve apresentar demissão esta terça-feira (26/01/2021) juntamente com todo o executivo, por falta de apoio à sua coligação parlamentar. A intenção será comunicada em Conselho de Ministros previsto para as primeiras horas manhã. De seguida, Conte segue para o Palácio Quirinale, em Roma, para apresentar a renúncia ao Presidente do país Sergio Mattarella.

Em minoria no Parlamento italiano, depois da crise provocada afastamento do partido Itália Viva, de Matteo Renzi de Matteo Renzi, o Executivo do Conte apoia-se na estratégia para voltar mais forte. A ideia é obter uma nova ordem de Mattarella para formar um novo governo – o terceiro em dois anos e meio.

O governo de Giuseppe Conte enfrentou semanas de críticas sobre a gestão da pandemia e sobre a aplicação do programa de estímulos da União Europeia. Uma crise governamental no país poderá dificultar a aprovação de um novo plano de ajudas públicas, para dar resposta à crise sanitária.

*Com informações da Euronews.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]