Presidente Jair Bolsonaro está transformando o Brasil em uma grande fazenda, alerta governador Rui Costa

Governador Rui Costa critica política de desenvolvimento do extremista Jair Bolsonaro.
Governador Rui Costa critica política de desenvolvimento do extremista Jair Bolsonaro.

“Não há planejamento. O que pensamos nos últimos cinco anos para aumentar o investimento em tecnologia e a industrialização? Nada. Estamos satisfeitos em nos tornarmos uma grande fazenda”, afirmou ele em entrevista para o Painel da Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (13/01/2021)

O governador do Bahia, Rui Costa, afirmou o atual governo está transformando o Brasil em uma grande fazenda, reagindo a decisão da Ford em retirar suas fábricas do Brasil, uma delas de Camaçari, em seu estado. “Não há planejamento. O que pensamos nos últimos cinco anos para aumentar o investimento em tecnologia e a industrialização? Nada. Estamos satisfeitos em nos tornarmos uma grande fazenda”, afirmou ele em entrevista para o Painel da Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (12/01/2021).

Segundo Costa, os executivos da Ford apontaram um cenário devastador, que sucederá a situação criada com a decisão da empresa norte-americana. A previsão deles, de acordo com Costa, é a de que apenas em 2023 a demanda voltará a crescer e que mais indústrias do setor automotivo deverão anunciar a saída do Brasil nos próximos meses. Apenas a saída da Ford resultará na perda de cerda de 35 mil a 50 mil postos de trabalho indiretos, segundo dados da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.

“Não dá para imaginar que o Brasil já teve uma indústria relevante, que viu florescer a indústria do petróleo, que teve grandes construtores disputando contratos para obras internacionais ter entrado nesse vazio”, questionou Rui Costa, apontando as causas do desastre. “Há cinco anos, o Brasil vive uma crise institucional forte, que paralisou as reformas e os investimentos. O capital é avesso a risco e o Brasil se tornou um país de alto risco”.

“Eu pergunto qual é o plano deles para a educação? E para a saúde? Na semana passada, ele falou que a mão de obra no Brasil não tem qualificação. O que ele está fazendo para melhorar isso? Qual é o plano deles para melhorar nossa infraestrutura logística? Não tem. Tudo o que estão entregando foi iniciado em 2012, 2013”, afirma o governador, referindo-se ao governo de Dilma Rousseff (PT).

Hoje, 12, o governo da Bahia buscou contato com as embaixadas da China, Japão, Índia e Coreia do Sul em busca de investidores interessados em assumir o parque industrial em Camaçari, que é a maior planta automotiva da América do Sul. “A Bahia tem estrutura portuária, segurança jurídica e todas as condições de receber empresas interessadas em assumir este negócio”, argumenta o governador.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114968 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.