Lauro de Freitas: Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga completa 413 anos de história e fé

Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas

Com uma programação marcada pelas mensagens de calma e esperança, a Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga comemora, nesta sexta-feira (15/01/2021), 413 anos de história. O festejo, adaptado para tempos de pandemia, este ano não terá a tradicional procissão, o show que lotava a praça, nem o cortejo cultural.

Serão quatro missas, ao longo do dia, e carreata que terá início logo após a missa celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h. A primeira missa do dia, às 7h, será presidida pelo vigário paroquial padre Thiago Kern; às 17h pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida; e às 19h, presidida pelo pároco, padre Juraci Gomes.

Para acompanhar as celebrações foi disponibilizado um cadastro com limite de 200 pessoas por missa, mantendo os protocolos de prevenção à Covid-19. As vagas foram rapidamente preenchidas. Para acompanhar a carreta também foi realizado um cadastro. Toda a programação está sendo transmitida pelo canal da paróquia no Youtube.

Padre Juraci Gomes ressaltou o sentimento de gratidão e saudade na comemoração destes 413 anos. “Apesar de tudo temos que nos apegar à palavra de Deus que diz “dai graças a Deus por tudo”. Sentimos saudade das pessoas que sempre celebraram essa data junto conosco, mas esse momento é de ter calma e esperança. A tempestade vai passar. Pedi e peço a Santo Amaro de Ipitanga que interceda pelo Brasil e principalmente por Lauro de Freitas”.

A Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga foi construída em 1608 e  é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A igreja já passou por duas reformas, a última em 2019. Ambas mantiveram as características originais da paróquia e foram acompanhadas pelo IPHAN.

Substituição do telhado, recuperação do forro, adequação das instalações elétricas e restauração das esquadrias e pintura fizeram parte da reforma do monumento, realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas em 2019.

Feriado Municipal

No dia dedicado ao padroeiro, feriado municipal, as repartições públicas não funcionam, exceto as unidades que atendem urgência e emergência. Serviços como Unidades de Saúde da Família, Cozinha Comunitária, Restaurante Popular e Banco de Serviços não atendem nesta sexta-feira. As unidades de pronto atendimento de Areia Branca, Nelson Barros e a Santo Amaro de Ipitanga, referência para Covid 19 funcionam normalmente, além da UPA e UPINHA de Itinga.

O CIMU – Centro Integrado de Mobilidade Urbana funcionará com plantão normal de 24h. O munícipe pode acionar o órgão através dos telefones (71) 3369-3710 ou 156 ou pelo WhatsApp 98153-4034.

Confira abaixo as unidades que estarão abertas:
-PA de Areia Branca Tel: (71) 32918958
– PA Santo Amaro de Ipitanga (triagem para Covid19) Tel: (71) 3288 8805
– PA Nelson Barros Tel: (71) 3288-8801
– UPA (Itinga) Tel:  (71)3251-8110
– UPA Infantil (Upinha) (Itinga)
– Hospital Menandro de Faria Tel: (71) 3369-6800
– SAMU 192 – Serviço Móvel de Urgência
– Defesa Civil: (71) 3288-8628
– CIMU: (71) 3369-3710 ou 156

Sobre Carlos Augusto 9706 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).