Governadores cobram cronograma de vacinação contra Covid-19

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vacinação contra a Covid-19 permanece sem data exata de início no Brasil.
Vacinação contra a Covid-19 permanece sem data exata de início no Brasil.

“Por que (ainda) não temos um cronograma para o início da vacinação? Outros países começaram protegendo aquela parte mais vulnerável, isso requer menos doses de vacina. Mas é preciso ter um cronograma agora! Não é razoável que o mundo inteiro já tenha começado vacinação e um país como o Brasil, que tem laboratórios, que tem produção, não ter iniciado a vacinação”. O questionamento é do governador do Piauí, Wellington Dias, em nome do Fórum de Governadores, cobrando do Ministério da Saúde um cronograma para o início da imunização no Brasil.

Em reunião com membros do ministério, nesta terça-feira, Dias pediu que o governo estabeleça datas para vacinação e treinamento dos profissionais envolvidos. Há duas semanas, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sinalizou que as primeiras doses da vacina seriam distribuídas em janeiro. O governador do Piauí é presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de Vacina do Fórum Nacional de Governadores.

Segundo Wellington Dias, o governo havia se comprometido a realizar o treinamento dos profissionais de saúde antes do Natal. “Não foi. Vai ser mesmo na primeira semana de janeiro? Qual a data? Porque nós temos que mobilizar todos os municípios brasileiros para fazer essa formação de profissionais que trabalharão com a vacinação”, voltou a cobrar.

Dias rebateu a tentativa de justificar o atraso do plano de vacinação com especulação sobre a segurança das vacinas. “Claro que queremos segurança e a garantia de eficácia, mas também queremos agilidade, disse Dias. Nesta semana, 47 países deram início à vacinação em massa de suas populações. Nesta terça-feira, 29, a vizinha Argentina começou a vacinar os profissionais de saúde e os idosos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123120 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.