Feira de Santana: Campanha Janeiro Branco destaca importância da saúde mental na pandemia

Cartaz anuncia campanha Janeiro Branco.
Cartaz anuncia campanha Janeiro Branco.

A campanha Janeiro Branco da Prefeitura de Feira foi iniciada esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde com foco na conscientização da comunidade quanto aos cuidados com a saúde mental, principalmente neste momento que a sociedade encara novos desafios.

O ano de 2020 foi marcado por mudanças na rotina da população e as consequências emocionais do cenário pandêmico devem gerar impactos na saúde mental da população, já considerada preocupante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

Em Feira de Santana, mais de 37 mil pessoas recebem atendimento psicológico nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) apresentando diferentes transtornos mentais, como ansiedade, depressão e de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas).

O preconceito, segundo a coordenadora da rede de saúde mental, Robervânia Cunha, é um dos desafios enfrentados. “O medo de ser associado a um doente mental faz as pessoas evitarem a ajuda de profissionais especializados. Para esse cuidado não devem existir tabus”, explica.

Serviço de tele psicologia

Para acolher a população que sofre dos impactos psicológicos provocados pela Covid-19, a Prefeitura de Feira implantou um serviço de teleatendimento com psicólogos chamado Telepsicologia.

O serviço já atendeu mais de 400 pessoas, desde que foi implantado há seis meses, com distúrbios de ansiedade, depressão, tensão, somatização, entre outros fatores, que se agravaram neste período de isolamento social.

As consultas virtuais são realizadas mediante agendamento prévio. O usuário deve informar o número do CPF, telefone para contato e e-mail.

Atendimento especializado

Feira de Santana disponibiliza atendimento gratuito e especializado para as pessoas que se encontram nessa condição através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O Atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Além destes equipamentos, a população pode procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde, Saúde da Família, UPA’s, SAMU 192 e hospitais.

Então, fique atento aos locais dos Centros de Atenção Psicossocial:

CAPS II Silvio Marques – Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira, tel: 3626-1060

CAPS II Oscar Marques – Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil, tel: 3614-6595.

CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante – Rua Francisco Martins da Silva, nº 239, bairro Ponto Central, tel: 3612-4555.

CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS infantil) – Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D’agua (Próximo a Arena Salvador).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]