Em tese de Doutorado, médico João Batista de Cerqueira publica ‘Caridade, Política e Saúde’, a história da 1ª Santa Casa do país

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Médico João Batista de Cerqueira publica livro 'Caridade, Política e Saúde'. Obra aborda origem e a evolução da única Santa Casa instituída pelo imperador dom Pedro I, a do município de Cachoeira.
Médico João Batista de Cerqueira publica livro 'Caridade, Política e Saúde'. Obra aborda origem e a evolução da única Santa Casa instituída pelo imperador dom Pedro I, a do município de Cachoeira.

Autor de dois livros sobre a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, o médico, professor da UEFS, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde, João Batista de Cerqueira estará lançando nesta sexta-feira (15/01/2021) mais uma obra do gênero. Desta feita, ele conta a origem e a evolução da única Santa Casa instituída pelo imperador dom Pedro I, a do município de Cachoeira, no recôncavo da então província da Bahia, em 1826.

A pesquisa cumpre tese de Doutorado do médico feirense, aprovada no Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sob o título “Caridade, Política e Saúde”, o documentário será lançado às 19 horas na Igreja da Santa Casa de Cachoeira – Hospital São João de Deus, naquela cidade.

Mantenedora do Hospital São João de Deus, a entidade chegou a receber status semelhante ao das Santas Casas de Portugal, em 1831, por decreto do influente ministro da Justiça na Regência, Lino Coutinho. Formado em medicina na Universidade de Coimbra e primeiro diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, ele foi um grande colaborador desse Estado.

Segundo o estudo realizado pelo doutor João Batista, a conquista obtida por Cachoeira, no Brasil Império, representa o início da rede assistencial em saúde e constitui até mesmo um marco para a implantação das Santas Casas no país.

“A pesquisa nos revela fatos históricos surpreendentes ocorridos ao longo do quase tricentenário (são passados 292 anos) do Hospital São João de Deus, bem como sobre o papel da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira como a primeira Irmandade no segmento de saúde no Brasil, instituída por ato do Imperador D. Pedro I, em um Brasil já independente de Portugal”, diz o autor.

Estudantes, professores e pesquisadores estão convidados pelo Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Luís Araújo, a assistir ao lançamento, nesta sexta, podendo acompanhar o evento, ao vivo, pela internet. A transmissão em tempo real será feita pelos canais de TV, no Youtube, da EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia) acessando o link: https://youtu.be/K9dlGbTQlJA, e também pelo canal Youtube da Fundação Hansen Bahia, clicando no endereço https://youtube.com/channel/UCs_bB2yrq0Yb9Wi6zSy_AsA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113578 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]