Em Feira de Santana, expectativa de imunização traz esperança contra a Covid-19

O feirense está cada vez mais perto para receber a vacina contra a Covid-19.
O feirense está cada vez mais perto para receber a vacina contra a Covid-19.

A ansiedade, as expectativas e o medo da população está chegando ao fim. O feirense está cada vez mais perto para receber a vacina contra a Covid-19 – dez meses após registrar o primeiro caso da doença no estado, em 6 de março de 2020. Contudo, por enquanto, somente serão vacinados os profissionais da área de saúde e idosos acima de 60 anos, nessa primeira fase.

A aposentada Sandra Maria, de 72 anos, passou o fim de ano preocupada.  O marido foi infectado pelo novo coronavírus, em dezembro, e precisou ficar internado no Hospital de Campanha. “Ele teve 80% do pulmão comprometido pelo vírus. Aguardo ansiosamente por essa vacina para que, eu, e outras pessoas, não passem pelo que passei”, desabafa.

O Ministério da Saúde iniciou, nesta segunda-feira, 18, a distribuição das vacinas CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, e AstraZenec, distribuída no país pela Fiocruz, para os Estados. A partir daí serão redistribuídas aos municípios. Os imunizantes foram aprovados para uso emergencial e em caráter experimental.

Vale lembrar o papel da população de manter os cuidados, como o uso de máscara, do álcool em gel, bem como higienizar as mãos e evitar aglomeração até receber a segunda dose, quando o organismo ficará imune.

O secretário municipal de Saúde, Edval Gomes, afirma que o município está preparado para começar a vacinação e já foi montada toda a logística. As doses estarão disponíveis em 103 unidades vacinais fixas, incluindo Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), na sede e na zona rural.

Conservação

A rede municipal também conta com 48 câmaras frias e 44 geladeiras convencionais para o armazenamento da vacina. Além disso, para manter a temperatura adequada das vacinas e dentro dos protocolos ideais durante o deslocamento, a SMS disponibiliza veículo equipado com refrigerador para conservação de imunizantes e medicamentos que só podem ser transportados em baixa temperatura.

Covid – 19

Até o momento, a cidade tem 22.299 casos confirmados da Covid-19; destes, 20.731 pacientes estão recuperados da doença.

Mesmo durante o período de vacinação, os exames para diagnóstico do coronavírus serão disponibilizados normalmente em todas as unidades de saúde e também no esquema drive-thru.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]