Eleições da UPB acontecem dia 2 de março; Pleito vai eleger representantes do biênio 2021-2022

Direção da UPB define calendário eleitoral para escolha dos representantes do biênio 2021-2022.
Direção da UPB define calendário eleitoral para escolha dos representantes do biênio 2021-2022.

A escolha da nova Diretoria Executiva da União dos Municípios da Bahia (UPB) já tem data marcada: dia 2 de março de 2021. A confirmação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, após uma reunião da Diretoria Executiva atual, na sede da entidade. Esse ano, em razão da pandemia e conforme os protocolos do Ministério da Saúde, a entidade vai adequar a votação aos melhores procedimentos para garantir a proteção dos associados e colaboradores.

“Espero que o movimento dos prefeitos esteja bastante maduro pra escolher dirigentes comprometidos com as causas municipalistas. A minha grande preocupação não é saber se vai ser governo ou oposição que vai conduzir o destino do órgão mais importante de defesa dos municípios da Bahia. Quero que tenham diretores comprometidos com a causa dos municípios. Se os prefeitos tiverem muita sabedoria e maturidade de escolher pessoas comprometidas, os ganhos em prol dos municípios vão continuar acontecendo”, avaliou o presidente da UPB e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios CNM, Eures Ribeiro.

Na resolução formatada durante a reunião foram estabelecidas as regras para a inscrição das chapas, que ocorrerá até o dia 10 de fevereiro. A eleição está agendada para o dia 2 de março, das 9h às 17h, de forma presencial e será presidida por uma comissão eleitoral formada por prefeitos. Os eleitos comandarão a instituição municipalista por dois anos (2021-2022).

Em razão da pandemia, foram estabelecidos protocolos sanitários para a realização dessa eleição. Entre elas estão a redução da capacidade de ocupação do auditório durante o processo de votação, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscaras. “Vai ser uma eleição diferente. Não teremos as manifestações de apoiadores ou caravanas na entrada da UPB, como tradicionalmente tínhamos as manifestações culturais de baianas, banho de pipoca, charangas. Vamos evitar aglomeração e seguir todo um protocolo muito rigoroso para fazer uma eleição dentro das exigências da pandemia”, complementou Eures Ribeiro.

Também estavam presentes o ex-prefeito de Araci e diretor da UPB, Antônio Silva Neto, a superintendente da entidade, Samara Alves, representantes do jurídico da entidade e o ex-prefeito de Caculé e diretor da UPB, José Roberto Neves, que participou por videoconferência.

O Edital completo com todas as resoluções sobre as eleições da UPB será publicado no site da instituição nesta quinta-feira, dia 21.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109712 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]