Diretora escolar da rede estadual da Bahia lança livro sobre contribuição dos tios e das tias na vida dos estudantes

Maria Madalena: ao pensar em participar da seleção para o mestrado, me veio o desejo de elaborar um projeto que relatasse a minha experiência na unidade escolar onde sou gestora e no atendimento como psicopedagoga e assim o fiz, resultando no livro.
Maria Madalena: ao pensar em participar da seleção para o mestrado, me veio o desejo de elaborar um projeto que relatasse a minha experiência na unidade escolar onde sou gestora e no atendimento como psicopedagoga e assim o fiz, resultando no livro.

Embora pouco enfocado na literatura acadêmica, o tema tios/tias envolve as famílias e a presença deles é cada vez mais significativa na vida dos estudantes. É dentro desta concepção que a professora da rede estadual, Maria Madalena Lima Silva, decidiu escrever o livro “A contribuição dos tios e tias na vida dos sobrinhos” (84 páginas/ Editora CRV). Na publicação, a educadora, que, atualmente, é diretora do Colégio Estadual Clériston Andrade, em Salvador, busca enaltecer a importância dos tios e tias e os papeis que exercem em relação às demandas financeiras, aos cuidados, passeios, estudos e às orientações para a vida.

A professora Maria Madalena observava que, nas reuniões escolares ou mesmo nas solicitações da presença dos pais ou responsáveis na unidade, localizada no Bairro de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, compareciam tios, tias, avós, primos, irmãos e até vizinhos, mas nem sempre o pai ou a mãe. “A partir daí me ocorreu a ideia de falar sobre isso. Este trabalho, então, buscou investigar o lugar de tios e tias na socialização dos sobrinhos, tendo como foco as diferentes maneiras desta contribuição acontecer”, conta a gestora do Clériston Andrade, que atende alunos de todo o entorno, como Plataforma, Alto da Terezinha, Ilha Amarela, Rio Sena e Bariri.

A educadora explica que a proposta de aprofundar na investigação sobre o assunto, junto a familiares pertencentes à camada popular da sociedade, surgiu a partir de lacunas existentes na literatura sobre o papel específico dos tios/tias nos contextos familiares. “Ao pensar em participar da seleção para o mestrado, me veio o desejo de elaborar um projeto que relatasse a minha experiência na unidade escolar onde sou gestora e no atendimento como psicopedagoga e assim o fiz, resultando no livro”, disse Maria Madalena, que é licenciada em Ciências Biológicas e especialista em Psicopedagogia Escolar; Psicopedagogia Clínica; e Gestão Escolar, além de mestra e doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116716 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.