Desembargador Jatahy Júnior recebe Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Pará

Presidente do TRE Bahia, desembargador Jatahy Júnior, foi homenageado pela Justiça Eleitoral do Pará. Nívia Passos Barberino Pereira, chefe da Assistência de Cerimonial do TRE também foi condecorada. Outorga aconteceu virtualmente, na manhã desta terça-feira (19/01/2021).
Presidente do TRE Bahia, desembargador Jatahy Júnior, foi homenageado pela Justiça Eleitoral do Pará. Nívia Passos Barberino Pereira, chefe da Assistência de Cerimonial do TRE também foi condecorada. Outorga aconteceu virtualmente, na manhã desta terça-feira (19/01/2021).

Foram condecorados com a Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2021, o desembargador Jatahy Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), e a chefe da Assistência de Cerimonial do Regional baiano, Nívia Passos Barberino Pereira. As homenagens aconteceram nesta terça-feira (19/01) durante sessão solene, realizada virtualmente.

Assista homenagem na íntegra

Sobre a homenagem, o desembargador Jatahy compartilhou a satisfação com os demais membros Coptrel. “É uma alegria receber essa Medalha do Mérito Eleitoral do Pará, na condição de presidente do TRE baiano e do Coptrel. Penso que é um reconhecimento não só pelo trabalho prestado pelo Colégio de Presidentes, mas, uma distinção à Bahia. E essa distinção se faz, ainda, à pessoa de Nívia Barberino. Todos nós estamos muito contentes”, expressou.

Nívia Barberino compartilhou a homenagem com sua equipe. “Fiquei honrada com a homenagem. Agradeço ao nosso presidente pelo estímulo e pela confiança. Espero colaborar com o Tribunal, sempre fazendo o meu melhor. Dedico a medalha à competente equipe do cerimonial”, retribuiu.

Além do desembargador Jatahy Júnior, na classe jurista, foram condecorados durante a sessão solene os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Luís Felipe Salomão, corregedor-geral do TSE, dentre outras autoridades.

Os nomes das autoridades, personalidades e instituições homenageadas foram aprovados, à unanimidade, pelo Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral do Pará, formado pelos juízes do TRE-PA, sob o comando do presidente do Tribunal.

Sobre a medalha

A Medalha do Mérito Eleitoral do Estado do Pará foi instituída por meio da Resolução n.º 3.715, de 29 de março de 2005, sob a presidência do Desembargador Rômulo Ferreira Nunes, em comemoração ao sexagésimo aniversário de instalação da Justiça Eleitoral no Estado do Pará.

Hoje, é constituída por uma fita de seda vermelha e branca em alusão à bandeira do Estado do Pará, a qual contém em seu centro uma peça com a forma de uma coluna grega. Pendente da fita, há uma medalha em metal dourado e formato circular com oito colunas gregas estilizadas, fazendo alusão às bases e sustentação inicial do conceito da cidadania que surgiu no Século V Antes de Cristo (A.C.), na Grécia Antiga, e remetendo aos sete membros da Corte Eleitoral e ao Ministério Público que zelam pela manutenção da Democracia.

O centro da comenda destaca a expansão da Justiça Eleitoral do Pará e contém as inscrições: “TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL”, e “PARÁ”. Em seu reverso, consta a legenda “MÉRITO ELEITORAL” e “PARÁ”, com o Brasão da República Federativa do Brasil ao centro. Ao redor da medalha está a coroa de louros em esmalte verde, representando a Amazônia e simbolizando a vitória e a virtude.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]