Coluna de Antônio José Larangeira de 16 de janeiro de 2021

Armando Sampaio e Yeda, no aconchego do seu lar.
Armando Sampaio e Yeda, no aconchego do seu lar.

Colbert explica

Feira de Santana está chegando a 90,3% de pacientes recuperados pela Covid 19, o melhor índice alcançado desde o início da pandemia, em março do ano passado. A taxa de óbitos no município também continua sendo uma das menores do Brasil, com 1,76%, enquanto a Bahia está com 1,84%, o Nordeste com 2,48% e o Brasil com 2,49%, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e do Ministério da Saúde. O recorde de óbitos aconteceu em julho do ano passado, quando foram verificados 83. A primeira morte pela pandemia em Feira aconteceu em abril. Até essa quarta-feira, 13, havia um total de 385 mortes pela doença. Agora em janeiro, também até ontem (13), foram registradas 35 vítimas fatais. “Não tem como minimizar esse número de mortes, todas são lamentáveis e nenhum número, por menor que seja, merece comemoração. Entretanto, não podemos deixar de salientar que estamos entre os municípios com menor índice de óbitos, até porque Feira é uma cidade atípica, um grande entroncamento rodoviário que possibilita a circulação do vírus”, destaca o prefeito Colbert Martins.

 Planejamento

Planejamento consiste no ato de criar e conceber antecipadamente uma ação, desenvolvendo estratégias programadas para atingir determinado objetivo.  A Secretaria de Planejamento tem foco em trabalho voltado para o avanço da cidade, atuando principalmente na mobilidade urbana e na promoção de ações voltadas para os vazios urbanos. Em vinte anos de atuação, em cinco governos, o secretário Carlos Brito e sua equipe de técnicos  trabalham em projetos que elevam a cidade em todos os sentidos e  foram realizados vários empreendimentos de alta monta além de participação de eventos internacionais, principalmente em países como Espanha (Barcelona), Estados Unidos (Washington) e Colômbia (Bogotá).

Janeiro branco

No mês de atenção para a saúde mental, conhecido como janeiro Branco, o CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, referência no tema, alerta para a perigosa associação entre álcool e problemas emocionais. A atenção deve ser redobrada especialmente em tempos de COVID-19, quando brasileiros têm relatado um aumento no consumo de álcool associado à frequência de se sentir triste ou ansioso, segundo pesquisas da Fiocruz e da Organização Pan-Americana da Saúde. Outro agravante é que a pandemia tem provocado o desencadeamento de transtornos mentais ou agravamento dos existentes.

Cantora feirense Simone Sampaio destaque da música baiana.
Cantora feirense Simone Sampaio destaque da música baiana.
A arquiteta Ana Cristina Monteiro e o artista plástico Gil Mario, informalmente.
A arquiteta Ana Cristina Monteiro e o artista plástico Gil Mario, informalmente.
Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3002 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]