Atletas da Arena Aquática de Salvador recebem certificação de melhores do ano de 2020

Atletas da equipe de alto rendimento da Arena Aquática Salvador conquistaram o título de melhores atletas de natação do ano de 2020.
Atletas da equipe de alto rendimento da Arena Aquática Salvador conquistaram o título de melhores atletas de natação do ano de 2020.

Os atletas da equipe de alto rendimento da Arena Aquática Salvador conquistaram o título de melhores atletas de natação do ano de 2020. A premiação foi realizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) na última terça-feira (26/01/2021), através de uma cerimônia virtual, com a participação de atletas, treinadores e dirigentes da Federação. No total, quatro atletas da equipe da Arena receberam a certificação on-line – destes, dois fazem parte das categorias Mirim I e II, um da Infantil II e o quarto atleta é integrante da categoria Sênior I.

O atleta Pedro Mattos, de 10 anos, recebeu com alegria e muito entusiasmo a certificação de melhor atleta pelo segundo ano consecutivo. “Esse reconhecimento é muito importante para mim. Muitos atletas sonham com essa certificação e eu estou feliz por ter recebido. Em um ano atípico como esse de pandemia, é fundamental que a gente se mantenha motivado e renove as esperanças para dias melhores. Ter sido escolhido entre os melhores do ano me incentivou ainda mais a não desistir e a lutar pelo meu grande sonho, que é ganhar uma medalha de ouro nas olimpíadas”, contou.

Para o treinador, Thiago Alves, o reconhecimento é importante para incentivar os atletas a não desistirem dos próprios sonhos, mesmo com o surgimento de adversidades. “A pandemia foi um desafio para todos nós. Tivemos que readaptar todo o nosso cronograma e realizar treinos virtuais, para não ter perda no rendimento dos atletas. Nós vemos os atletas como filhos, e quando eles colhem um resultado positivo, a satisfação é como se fosse de um pai. É muito gratificante essa homenagem, a sensação é de dever cumprido e a esperança de que eles vão render e crescer muito mais. A premiação para qualquer atleta é sempre motivadora, porque inspira outros atletas e incentiva a lutar pelos objetivos”.

O gestor da Arena Aquática de Salvador, Edvaldo Valério, reforçou a importância do espaço e a valorização dos atletas. “A Arena é um equipamento de alta performance, com objetivo de revelar novos e futuros campeões, além de ser um projeto embrionário e inovador da Prefeitura. É gratificante acompanhar as conquistas dos nossos atletas. Mesmo com momentos difíceis em meio a pandemia, a motivação deles é incrível. Eles têm à disposição um equipamento de primeira linha e a nossa expectativa para este ano é traçar novas metas, objetivos e explorar a Arena também na realização de eventos nacionais e internacionais”, afirmou.

Equipamento

Em razão da pandemia, o funcionamento da Arena Aquática Salvador foi autorizado apenas para atletas de alto rendimento, seguindo os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias. Atualmente, a equipe de alto desempenho é composta por 145 nadadores. De forma reduzida, os treinos acontecem de segunda a sábado, das 6 às 9:30 horas e das 14:30 às 18 horas.

A estrutura possui 15 mil m² de área e abriga uma piscina olímpica de 50×25 metros. Além disso, abriga ainda uma academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas, sala de técnicos dentre outras. Atualmente, o espaço tem uma equipe formada por profissionais e professores de educação física com especialização em natação, que oferecem todo o suporte para os atletas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]